sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

TECNOLOGIA: Orion Parque mostra resultados positivos em sete meses de atividades na pandemia

 

Orion Parque, polo regional da ACATE em Lages, divulgou os resultados positivos do Programa de apoio e reestruturação de pequenos negócios locais para retomada econômica e mitigação dos efeitos da crise causada pela Covid-19. 

Realizado em parceria com a Prefeitura de Lages, o balanço de ações articuladas pelo Parque Tecnológico demonstra o dinamismo das iniciativas pensadas para ajudar a comunidade empreendedora serrana neste momento de pandemia.

 

De acordo com levantamento realizado, o número final das atividades construídas desde abril mostra que tivemos a participação de:

  • Mais de 130 pessoas usaram o coworking público; 15 pontos de vinculação para empresas utilizarem as salas do Centro de Inovação e, destes, seis acompanhados para submissão futura ao edital OrionLab.

  • Utilização de salas virtuais de reunião: participaram mais de 4.900 pessoas, em cerca de 130 reuniões online, mediadas pelo Orion, com possibilidade de gravação.

  • Dois profissionais, que receberam bolsa para contratação de bolsistas do Plano de Mitigação: um na Scienco e outro na Quiron. 

  • Mais de 80 negócios vinculados na Aceleração de MEIs (Microempreendedor individual) e pequenos negócios, além da realização de 20 encontros virtuais no período, que podem ser conferidas no link: https://plid.in/aulasaceleracao

  • Mais de 20 projetos e iniciativas sociais vinculadas na Saiph – Aceleradora de Projetos Sociais, um programa que dá suporte aos projetos sociais da região, instigando-os a pensar fora da sua zona de conforto, buscando sustentabilidade no período pós-Covid-19. Os conteúdos gerados durante os encontros estão disponíveis no link: https://plid.in/aulassaiph.

  • Reuni: Plataforma do programa de Empreendedorismo Universitário (REUNI) foi aberta para toda sociedade cadastrar ideias de novos empreendimentos, para negócios já existentes e desafios para combate a COVID-19. Número de Inscritos: 14 e 36 acompanhamentos realizados. Saiba mais em: https://plid.in/projetoreuni.

  • Reuni Challenge: 

1) Edição  Covid-19: realizado em maio de 2020, fez com que equipes de três universidades fossem desafiadas a criar, do zero, uma startup que pensasse soluções para os problemas causados pela pandemia da Covid-19 na região. Total de envolvidos: 30 universitários, 14 mentores e três universidades participantes. Universidade campeã: UDESC. Confira as apresentações do Reuni no link: https://plid.in/reunicovidfinal.

2) Segunda edição: realizado em novembro de 2020, com mais de 80 acadêmicos de onze instituições de ensino superior, representando as universidades do Meio Oeste e Serra Catarinense, que criaram startups que responderam a problemas de segmentos específicos de mercado, como Turismo, Saúde e Comércio. Total de envolvidos: 80 universitários, 22 mentores e onze universidades participantes. Universidade campeã: Uniplac. Reveja os pitches finais no link: https://plid.in/reunichallenge2

Paralelamente a estas conquistas, todo o trabalho do Instituto Orion teve que ser mudado desde o início do ano, tendo em conta as novas diretrizes estaduais e municipais, que alteraram programações de eventos presenciais planejados e iniciativas que já haviam sido estudadas.

Apesar dos desafios, a adoção das medidas de suporte e capacitação a empreendedores sociais e de negócios descobriu uma nova dinâmica de trabalho para o Instituto.

 

O presidente do Conselho de Administração do Orion Parque, Valmir Tortelli, exaltou os resultados das ações:

“Agradeço principalmente a prefeitura de Lages por todo esse processo. Também a participação sempre muito importante que a CDL e ACIL tiveram, juntamente com o Sebrae, que ajudou que nós fizéssemos esses resultados, para que possamos reestruturar pequenos negócios. Foi num momento que elas precisavam".

"Foi muito relevante que essas entidades, público e privadas, estivessem juntas nessa promoção”.

“Pensar em novas descobertas, crescimento e reconhecimento de novos talentos, apoio para os Parques e prédios co-irmãos (os novos Centros de Inovação do Estado) e muita inovação, que não é apenas tecnologia: é isso que o Orion espera nos próximos anos”.

“A pandemia nos fez pensar em como poderíamos auxiliar o nosso ecossistema, e resolvemos olhar além: em como poderíamos ajudar aqueles negócios que mais teriam dificuldades durante e após a pandemia”. 

“Por isso abrimos uma aceleradora de pequenos negócios, para escutar, conversar e capacitar aqueles que mais iriam sofrer pela falta de gestão, de inovação, de marketing e o que era inicialmente uma ação solidária se mostrou um promissor produto, acertando uma dor latente dos pequenos negócios locais”. 

“Com isso estamos mostrando o quanto podemos agregar valor em mais de 90% dos estabelecimentos comerciais do país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...