A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos divulga o calendário de visitação aos cemitérios municipais neste período que antecede o Dia de Finados, em 2 de novembro, uma segunda-feira. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), orienta-se às pessoas que mantenham todos os cuidados de prevenção com uso obrigatório de máscaras e utilização do álcool em gel
Entre os dias 19 e 25 de outubro, das 8 horas às 19 horas, será permitida a realização de serviços, reformas e construções de túmulos. A permissão se estenderá até o dia 29 deste mês para os serviços gerais de manutenção, a exemplo de limpeza e pintura dos túmulos e jazigos. E a partir do dia 30 de outubro as pessoas só poderão adentrar aos cemitérios municipais para visitação e orações aos familiares e amigos
Para o Dia de Finados, 02/11, a visitação estará liberada, porém a orientação dos administradores é no sentido do uso obrigatório de máscaras e higienização com álcool gel, produto que estará disponível aos visitantes. Estas serão medidas preventivas de combate ao novo Coronavírus. “Lembramos a todos que não será permitida entrada de pessoas sem máscaras e recomendamos que os visitantes não fiquem circulando pelos cemitérios, desnecessariamente, para que não ocorra aglomeração”, fala o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Fernando Amaral.
No dia 2 de novembro haverá transporte disponível, no interior do cemitério da Penha, para as pessoas com dificuldade de locomoção. Translado de ida e volta da parte baixa à parte alta deste cemitério.
De 19 a 25 de outubro, durante período de construções e reformas de túmulos e jazigos, as pessoas poderão recolher as devidas taxas de serviços.
Serviços de manutenção geral dos cemitérios
Equipes de serviços e manutenção geral estarão a postos, já a partir de segunda-feira, 18 de outubro. Serão realizadas limpeza e roçadas, além de melhorias gerais nas vias de entorno dos cemitérios municipais.
Serviços gerais já foram realizados, antecipadamente, em cemitérios localizados no interior do município de Lages.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Foto: Arquivo