Está liberado a partir desta terça-feira, dia 21, a abertura de igrejas e tempos religiosos no Estado de Santa Catarina. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no início da noite desta segunda-feira, dia 20, e anunciado em coletiva pelo governador Carlos Moisés. O funcionamento de shoppings, academias, restaurantes, além das atividades físicas também será flexibilizado a partir da próxima quarta-feira, dia 22.
Para as igrejas, que passarão a ser as primeiras a retomar as atividades nesta semana, as regras já estão definidas, conforme detalhou o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. “Terão diferenciação na capacidade de pessoas, terão regramentos de uso de máscara e álcool em gel, ocupação de bancos e fileiras de cadeiras de forma alternada, fila sim e fila não. Terá ainda afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e atendimento de pessoas de risco em casa”, afirmou o secretário.
Para as regras para funcionamento de academias, restaurantes e shoppings ainda estão sendo definidas para posterior publicação. “Do mesmo jeito devemos estar publicando amanhã os regramentos destinados para centro comerciais, shoppings, galerias e a própria questão da atividade física ao ar livre e nas academias. Vão buscar o mesmo tipo de regramento, definindo a capacitação de atendimento nesses locais, obrigatoriedade de usar máscara, de fazer higienização das mãos quando entram e saem, distanciamento entre pessoas e higienização do ambiente”, acrescentou Zeferino.
Na avaliação do secretário, a decisão foi tomada por conta da resposta dos catarinenses em relação aos cuidados preventivos ao contágio do coronavírus. “Percebemos nas ruas que os hábitos estão se tornando frequentes e rotineiros. As pessoas estão usando máscaras, álcool e frequentando ambientes que obedecem as normativas estabelecidas pelo Estado”, completou o secretário.
Transporte coletivo
Na mesma coletiva, o governador Carlos Moisés foi questionado sobre a volta do transporte coletivo e da retomada das aulas presenciais no Estado. Inicialmente, essas atividades estão suspensas até o dia 31 de maio, bem como a realização de eventos com aglomeração de pessoas.
"Ainda não temos uma previsão de quando o transporte público e as aulas serão retomados", resumiu o governador ao responder a pergunta.
“Estudamos intensamente as propostas dos setores que nos pediram a regulamentação das atividades. Estamos então editando uma portaria para regulamentar a partir de amanhã as atividades religiosas. A partir do dia 22 de abril, shoppings, centro comerciais e galerias. Para os restaurantes vamos estabelecer um regramento especial, como intervalo entre mesas, regras para servir no buffet, e também nas academias e atividades físicas ao ar livre”, disse Moisés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário