sexta-feira, 10 de abril de 2020

Coronavírus em SC: Governo do Estado reforça inteligência de dados para basear decisões relativas à pandemia

Foto: Mauricio Vieira / Secom
O Governo do Estado criou um núcleo intersetorial de inteligência de dados para ajudar na tomada de decisões dos agentes públicos durante a pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Parcerias estão sendo estabelecidas com entidades como a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o Social Good Brasil para qualificar a base de dados, fornecendo análises, modelagens e predições. Também serão aditadas ferramentas tecnológicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da Covid-19.
No caso da parceria com a ACM, o primeiro serviço disponível para os cidadãos será o envio de uma mensagem de celular (SMS) quando houver um caso confirmado da doença num raio de 200 metros da sua residência. As mensagens serão enviadas a partir deste sábado, seguindo o modelo abaixo:
O Governo de SC informa: Caso confirmado de COVID19 perto de sua residência (Número do CEP). Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara. www.coronavirus.sc.gov.br
Da parceria com o Social Good Brasil, resultará a adoção de um modelo epidemiológico baseado na ferramenta utilizada pelo Imperial College, de Londres.
“Nossas decisões são tomadas de uma maneira muito responsável. A criação do núcleo de inteligência de dados ajudará Santa Catarina a seguir com as boas práticas nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus”, afirmou o governador Carlos Moisés.
Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, que está liderando o núcleo de inteligência de dados, o principal benefício das ferramentas tecnológicas é servir como base para o gestor público no momento decisório.
“Buscamos que todas as decisões sejam balizadas por informações e conhecimento. Dessa maneira, elas gerarão resultados. Com as parcerias já citadas, passamos a adotar um modelo epidemiológico que nos ajudará a montar cenários e acompanhar de maneira mais clara toda essa situação”, disse Tasca.

Uso de ferramenta de BI para detalhar avanço da Covid-19 em SC

Boletins mais detalhados

A partir do uso de uma ferramenta de Business Inteligence (BI), que foi mostrada pelo governador Carlos Moisés na coletiva desta sexta-feira, o Governo do Estado passará a divulgar boletins mais detalhados sobre o avanço da Covid-19 em Santa Catarina, com a evolução dos casos por cidade, entre outras informações.
Para o governador Carlos Moisés, a iniciativa faz parte do esforço de transparência da administração estadual durante a pandemia.
“O Estado está fazendo todo o possível para manter a população bem informada neste momento. Também é importante reforçar que contamos com a colaboração dos catarinenses para que as medidas deem certo. Todos são corresponsáveis. Ficar em casa ainda é a melhor opção para evitar um contágio acelerado”, disse o governador.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.
 - Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação apresenta nova Matriz Curricular do Ensino Médio da Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza

  Documento inédito foi construído de forma colaborativa para guiar trabalho docente e fortalecer aprendizagem dos estudantes da unidade de ...