O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde de hoje (12). No balanço anunciado na parte da manhã, o total de pessoas infectadas era 60.
O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados foco do vírus no país. No primeiro, os casos confirmados saíram de 30 para 42 entre os dois balanços de hoje. Já no Rio, aumentaram de 13 para 16.
Pernambuco identificou dois casos e pela primeira vez aparece na lista do Ministério da Saúde. Paraná (seis), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Alagoas (um), Espírito Santo (um) também tem casos confirmados.
A Região Norte é a única sem casos confirmados. Roraima, Amapá e Tocantins não tiveram até o momento nenhum caso confirmado ou suspeito.
Os casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia. São Paulo também lidera nesse grupo (704), seguido por Minas Gerais (117), Distrito Federal (82), Rio de Janeiro (76) e Santa Catarina (73).
As situações descartadas somaram 2.662. Já em Lages será instalado pela prefeitura o Gabinete Emergencial de Prevenção e AcompanhamentoO objetivo do Gabinete especial é concentrar informações e demandas, tomar decisões e orientar a população sobre os procedimentos que deverão ser adotados em casos suspeitos e confirmados da doença em Lages, atuando também na prevenção.A secretária da Saúde, Odila Waldrich, porta voz do Gabinete, está otimista com relação às estratégias que serão adotadas para conter o vírus no município. “Durante o surto da gripe H1N1, por coincidência, eu estava à frente dos trabalhos na Secretaria e montamos um cronograma de ações com profissionalismo, bom senso, maturidade e tranquilidade e tivemos êxito na tentativa de barrar a disseminação do vírus. Mas para isso precisamos ter equilíbrio e estar organizados”, lembra.
Protocolo de prevenção será decidido
Algumas medidas que serão adotadas após a confirmação de casos de Covid-19 na cidade deverão seguir o protocolo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras deverão passar pela análise técnica do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento do Covid-19 (coronavírus) instalado no Município.
Um exemplo é quanto ao isolamento ou não de pessoas que voltaram de viagem de locais onde há grande número de casos confirmados. “Temos quatro pessoas que voltaram da Europa e orientamos para que elas fiquem em casa e não exponham outras pessoas ao vírus, mas ainda vamos decidir se o isolamento forçado dessas pessoas será uma medida necessária, considerando que elas não apresentam sintomas”, argumenta a secretária Odila.
Jovem suspeita mantém quadro clínico estável
Por enquanto Lages tem apenas um caso suspeito da doença. A jovem de 28 anos permanece em isolamento domiciliar e está clinicamente estável, sem febre e com a mesma leve dificuldade respiratória que apresentou no início. “Ela foi muito responsável, respeitando o isolamento e não colocando outras pessoas em risco. Gostaríamos que os próximos casos agissem da mesma forma, facilitando o trabalho de contenção do vírus”, salienta Odila.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), localizado em Florianópolis, ainda não concluiu os testes de confirmação da doença na amostra coletada em Lages. Não tem um prazo definido para o resultado.
Textos : Jonas Valente - Agência Brasil
Aline Tives - PML
Jacques Alves - Blog J.A
Imagens: Divulgação e PML Toninho Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário