quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Golpes com contas clonadas do Whatsapp crescem em Santa Catarina

Resultado de imagem para whatsapp clonado

Um amigo ou conhecido manda mensagem pelo WhatsApp, diz que está com problema no aplicativo do banco e pede ajuda para fazer uma transferência ou um pagamento. Mas o pedido pode se tratar, na verdade, do chamado golpe do WhatsApp clonado. O golpista tem acesso à conta de um usuário e manda mensagens para diversos amigos com os pedidos de transferência.
Em outra variação do golpe, que é o que permite que os golpistas tenham acesso às contas, usuários mandam mensagem comunicando que algum grupo do qual a pessoa faça parte no WhatsApp será extinto e que um novo grupo será criado. Para isso, no entanto, seria enviada uma senha por SMS. Mas é justamente essa senha que permite que o golpista possa acessar e clonar a conta do WhatsApp caso a pessoa responda a mensagem com a senha que recebeu. A partir daí, ele poderá enviar mensagens e disseminar novas tentativas de golpe para os contatos do usuário.
Essa variação do golpe ocorreu nesta segunda-feira com usuários de pelo menos dois grupos de WhatsApp de Florianópolis.
O delegado Alfeu Orben, diretor de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina, falou sobre o assunto nesta terça-feira em entrevista à CBN Diário. Ele explica que embora não haja dados, o número de casos de golpes pelo Whatsapp é crescente no Estado.
Ele confirma que os autores desses golpes se passam por outra pessoa e pedem depósito de valores para os contatos por meio de mensagens no aplicativo.
A recomendação do delegado é para que as pessoas nunca façam depósito de imediato. Outra dica é ligar para a pessoa que mandou mensagem pedindo a transferência – não pelo Whatsapp, mas telefonando diretamente para o número da pessoa.
– Se certifique de que é ela mesmo que está fazendo esse pedido. Se você apenas mandar uma mensagem, ela vai responder como se fosse a titular da conta, e você será induzido ao erro – afirma o delegado.
Além de não repassar os códigos de ativação do WhatsApp a terceiros, outra dica pode ser ativar a verificação em duas etapas, que cria uma camada a mais de segurança na hora de a acessar remotamente as conversas do aplicativo. Evitar conectar o aparelho em redes desconhecidas também é uma recomendação que pode ajudar na prevenção dos golpes.
Abaixo, veja dicas de como se proteger e não cair em golpes por aplicativos de mensagens:
Verificação em duas etapas
Crie uma senha numérica que tem que ser inserida toda vez que o WhatsApp ou Telegram for usado em um aparelho novo – além do código que ele já envia por SMS.
O procedimento ajuda a proteger em casos de chip clonado (com a clonagem, o criminoso consegue receber o código que o WhatsApp manda por SMS, por exemplo) e em outros ataques que visam invadir ou roubar a conta da vítima.
Para ativar no WhatsAPP, abra as opções do aplicativo (no Android são as três bolinhas no canto superior direito, no iPhone é a guia “ajustes” no canto inferior direito) e vá em “Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar”. Aí é só seguir o procedimento que será apontado na tela.
No Telegram, vá em Configurações > Privacidade e Segurança >Verificação em duas etapas.
– Fundamental não repetir uma senha já usada em outros lugares (banco, desbloqueio do telefone etc);
– Importante não usar senha baseada em algum dado de conhecimento público (seu número de telefone, por exemplo);
– Periodicamente, o WhatsApp vai pedir essa senha para lhe dar acesso ao aplicativo, como uma espécie de lembrete, e possibilita a troca no caso de esquecimento. No Telegram, também é possível configurar uma senha de bloqueio, que será solicitada toda vez que você ficar determinado tempo sem acessar sua conta (é possível escolher entre um minuto, cinco minutos, uma hora e cinco horas);
– Caso você esqueça a senha, é possível pedir para o WhatsApp ou o Telgram mande para seu email um link que desativa essa verificação em duas etapas (o endereço de email em questão é configurado no momento em que a verificação é ativada);
Cuidado: caso você receba esse e-mail falando para desativar essa verificação sem ter pedido, não clique.
Notificações de segurança
Todo dispositivo ligado ao WhatsApp tem um código único que o identifica. Ao ligar essas notificações de segurança, você será avisado quando um contato seu começar a conversar a partir de um código novo.
Não vai ajudar proteger o usuário diretamente, mas um aviso da troca de código pode indicar que a pessoa do outro lado foi vítima de golpe (ou que simplesmente trocou/resetou o aparelho).
Para ativar, vá em “Configurações > Conta > Segurança” e ative a opção “mostrar notificações de segurança”.
Além disso, sobre o WhatsApp e o Telegram Web:
– Jamais use em um computador de terceiros, em particular se for público ou desconhecido.
– Verifique com regularidade se não há nenhuma conexão ativa que não foi feita por você ou que já não está mais sendo usada e deveria ter sido desativada. Para isso, abra as opções e vá em “WhatsApp Web”. Lá são listadas todas as sessões (se abrir a câmera imediatamente é porque não há nenhuma ativa). No Telegram, vá em Configurações > Privacidade e Segurança > Sessões ativas. Lá aparecerão as sessões ativas em computadores e celulares (diferentemente do WhatsApp, no Telegram é possível ter a mesma conta em diferentes aparelhos).
Fonte: NSC Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...