O superintendente da FCL, Giba Ronconi, foi eleito coordenador geral de cultura do colegiado da Amures
Grupos culturais da sociedade civil e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) com o apoio da Fundação Cultural de Lages (FCL), realizaram na última sexta-feira (27 de setembro) na Uniplac, o Fórum Cultural Regional e o Fórum Cultural Municipal. Pela manhã, representantes de municípios da Amures e da Amurc (Associação dos Municípios da Região do Contestado) assistiram a palestra da presidente do Conselho Regional de Cultura, Roselaine Vinhas e elegeram como coordenador geral de cultura do colegiado da Amures o superintendente da FCL, Giba Ronconi.
No período vespertino, Marcos Montagna, presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), falou para os agentes culturais de Lages sobre a gestão de cultura da cidade de Navegantes onde é superintendente de cultura. Após, produtores e fomentadores de cultura reuniram-se em seus setores para as eleições dos novos conselheiros municipais de políticas culturais de Lages.
Veja quem foram os eleitos:
- Blocos e escolas de samba:
Titular: Neiva Campos.
- Tradicionalistas, nativistas e Centros de Tradição Gaúcha:
Titular: Maria Gorete Marques;
Suplente: Mário Sérgio Arruda Antunes.
- Música:
Titular: Joed Jeffer Ferreira de Mello;
Suplente: Rodrigo José de Oliveira.
- Literatura, memória e patrimônio:
Titular: Lilian Louise Fabre Santos;
Suplente: Paulo Henrique Guasselli de Souza.
- Teatro, contação de histórias e danças:
Titular: Ader Godoy;
Suplente: Areta Campos.
- Movimentos étnicos e artesanato:
Titular: Dionathan Patrick de Souza Adão;
Suplente: Gilmar Espanhol.
- Artes visuais e audiovisual:
Titular: Armin Daniel Reichert;
Suplente: Ingridt Shulze.
Para Roselaine Vinhas, o Conselho Estadual de Cultura está para contribuir com o resgate do colegiado de cultura da região. “A retomada desse trabalho mobiliza os 18 municípios dessa região para a formação de um colegiado em prol de uma cultural tão transversal como essa parte de Santa Catarina possui. O conselho estadual tem o compromisso do auxílio e contribuição para que essas vertentes sejam lembradas de ações como os planos de cultura de cada cidade, por exemplo”.
Segundo Giba Ronconi, a presença maciça de agentes culturais durante os fóruns, comprovam que o artista lageano e serrano quer se adequar a nova forma de fazer cultura no país. “Estamos contentes com a mobilização das cidades da Amures e com a nossa classe de agentes culturais de Lages. Tivemos uma eleição com um número surpreendente de representantes de todos os setores. A proposta agora, é adequarmos Lages e a região à nova realidade dos planos e leis culturais”, acredita.
Texto e fotos: Fabrício Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário