sexta-feira, 28 de junho de 2019
quinta-feira, 27 de junho de 2019
quarta-feira, 26 de junho de 2019
terça-feira, 25 de junho de 2019
O Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) aprova “Parecer do Currículo do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”
O Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE/SC), em Sessão Plenária do dia 17 de junho, aprovou o Parecer CEE/SC n° 117 e a Resolução CEE/SC nº 070, que tem por objeto o “Currículo do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”. O Parecer e a Resolução aprovados, estabelecem que as Instituições de Ensino ou redes públicas e privadas de ensino devem alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), até 30 de novembro de 2019, e sua implementação, até o início do ano letivo de 2020.
A elaboração do documento contou com a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), e, também, com a participação da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O CEE/SC recebeu o documento em duas etapas, preliminarmente em dezembro de 2018 e de forma definitiva em maio de 2019.
Ao receber o documento, já na etapa preliminar, a Presidência do CEE/SC, constituiu uma Comissão Especial para análise e elaboração do Parecer e da Resolução, visando a instituição, orientação e implementação do “Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense”. Essa Comissão foi composta pelos Conselheiros Felipe Felisbino (Presidente), Eduardo Deschamps (Relator) e Raimundo Zumblick (Presidente da Comissão de Educação Básica (CEDB/CEE-SC).
Imediatamente após a aprovação do Parecer e da Resolução, o Presidente do CEE/SC, Conselheiro Osvaldir Ramos, juntamente com vários outros Conselheiros, fizeram a entrega do documento em solenidade no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), ao Excelentíssimo Secretário de Estado da Educação, Professor Natalino Uggioni, à Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado da Educação e Coordenadora Estadual da BNCC, Professora Carla Silvanira Bohn, à Presidente da UNDIME/SC, Professora Patrícia Lueders, a Coordenadora Estadual da BNCC da UNDIME/SC, Professora Sonia Fachini e o representante da FECAM Professor Maurício Silva.
SED/SC envia COMUNICADO
Comunicamos que o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi aprovado, por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação, no dia 17 de junho de 2019.
Conforme Parecer CEE/SC N° 117 (380 KB) e Resolução CEE/SC Nº 070 (225 KB) , de 17 de junho de 2019, em anexo, o Comitê Executivo de Mobilização para Implementação da BNCC, tem o prazo de três semanas para editar documento contendo a forma final do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense.
Desta forma, o Currículo será disponibilizado a partir o dia 17 de julho de 2019.
Comitê Executivo de Mobilização para Implementação da BNCC
SED/UNDIME/FECAM/CEE/UNCME
Semáforo danificado por rompimento em rede de água será reinstalado nesta semana
Inscrições para o Fies estão abertas a partir desta terça; resultado sairá em 9 de julho
Quem não tem condições financeiras para arcar com os custos da mensalidade do ensino superior já pode fazer, a partir desta terça-feira, dia 25 de junho, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o P-Fies, Programa de Financiamento Estudantil, no site fies.mec.gov.br. O prazo termina em primeiro de julho.
Mas para concorrer a essa ajuda financeira, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas. A nota da redação precisa ter sido maior que zero.
O resultado dos pré-selecionados no Fies e no Programa de Financiamento Estudantil será divulgado em 9 de julho.
No caso do Fies haverá chamada única e lista de espera, entre os dias 15 e 23 de julho. Já o programa de financiamento terá apenas a primeira chamada.
Para obter o financiamento, o interessado deve ter renda familiar mensal bruta per capita de, no máximo, três salários-mínimos por pessoa e estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo Ministério da Educação.
Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.
sexta-feira, 21 de junho de 2019
Recadastramento dos cemitérios municipais iniciará pelo Nossa Senhora da Penha
O processo inicia na próxima segunda-feira (24 de junho), e os titulares e responsáveis devem comparecer no setor administrativo do Cemitério Nossa Senhora da Penha munidos da documentação
Proprietários, familiares e responsáveis de Títulos de Concessão Perpétua que tenham sepulturas, jazigos e gavetas no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Penha, estão sendo chamados para atualização dos dados do sistema de cemitério.
O recadastramento inicia na próxima segunda-feira (24 de junho), e os titulares e responsáveis devem comparecer diretamente no setor administrativo do Cemitério Nossa Senhora da Penha, na Avenida Bruno Luersen, nº 25, no bairro Penha, em horário comercial das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.
O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, fala da necessidade de fazer um recadastramento para identificar o máximo de sepulturas com Título de Concessão Perpétua e alimentar corretamente o sistema do cemitério, pois alguns cadastros estão incompletos e desatualizados. “Ressalta-se que constam hoje no sistema do Cemitério Nossa Senhora da Penha, 8.914 sepulturas cadastradas e com a atualização destes dados estaremos também solicitando aos concessionários e responsáveis a colocação de lápide”, afirma o secretário. A providência está seguindo o artigo n° 162 da Lei 134/1963 do Código de Posturas do Município, que cita da necessidade e tempo previsto para esta adequação.
Paralelo ao recadastramento, já está em estudo a implantação de um programa de dados mais abrangente e seguro com informações de localização da sepultura pelo sistema de busca do concessionário ou responsável e também pelo nome do sepultado, que futuramente sirva para consulta, através do site da prefeitura.
Destaca ainda o secretário Delfes, que a meta é atualizar os cadastros dos cemitérios municipais até dezembro. O recadastramento será feito pelos servidores do setor administrativo e conjuntamente a este os trabalhos seguem na rotina dos cemitérios. A iniciativa é identificar o número exato de sepulturas ativas no local, para que haja mais organização, infraestrutura e melhor atendimento à população.
O recadastramento irá iniciar pelo número de quadra. Os titulares ou responsáveis devem apresentar cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência recente; Título de Concessão Perpétua e/ou escritura da sepultura; Números de telefone residencial ou celular e Certidão de óbito (s).
Importante: Os responsáveis que tiverem autorização do concessionário para zelo, uso e conservação da sepultura devem apresentar cópia deste documento, devidamente autenticado em cartório.
Informações sobre o recadastramento pode ser através do telefone do Cemitério Nossa Senhora da Penha, 3221-1063, em horário comercial, e na Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente das 13h às 19h, pelos fones 3221-1068 e 3221-1072.
Texto: Divulgação
Foto: Arquivo
quarta-feira, 19 de junho de 2019
IFSC abre 5.189 vagas em cursos de qualificação profissional
O IFSC está com inscrições abertas para 5.189 vagas em mais de 140 cursos de qualificação profissional e idiomas, gratuitos, em 24 cidades: Araranguá, Balneário Rincão, Blumenau, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Nova Veneza, Painel, Palhoça, São Carlos, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema, Urussanga, Xanxerê.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sistema de Ingresso do IFSC, de 17 de junho a 14 de julho. A seleção será por sorteio público.
Para os cursos de idiomas a partir do segundo nível, o candidato deve apresentar, no ato da matrícula, certificado de conclusão do módulo anterior ou realizar o teste de nivelamento. Caso não cumpra os pré-requisitos, poderá ser remanejado para outra turma, se houver vagas, ou ter a matrícula cancelada.
A lista dos candidatos sorteados, para a matrícula em primeira chamada, será divulgada em 17 de julho, a partir das 18h.
Essa relação dos aprovados também estará nos murais dos campus que oferecem os cursos.
A matrícula dos candidatos será realizada no câmpus onde o curso é ofertado, conforme horário de atendimento externo do Registro Acadêmico de cada unidade.
Para saber quais os pré-requisitos e documentos necessários para matrícula, acesse o edital 12, disponível na página dos editais.
Informações adicionais sobre os cursos estão no Guia de Cursos do IFSC.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br.
terça-feira, 18 de junho de 2019
Governo Carlos Moisés tem aprovação de 66% da população de SC, aponta Instituto Mapa
Após cinco meses de mandato, uma pesquisa do Instituto Mapa, uma das empresas do Grupo NeXXera, aponta uma avaliação positiva do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
De acordo com o levantamento, 66% da população aprovam a atual gestão, contra 18% que desaprovam. Nesse quesito, outros 16% não souberam opinar.
Foram ouvidas 1.228 pessoas para avaliar o atual governo, por meio das entrevistas pessoais em 42 municípios catarinenses.
Ao medir o grau de expectativa, o estudo mostra que 68% dos respondentes consideram que nos próximos meses o governo vai melhorar, enquanto 20% acreditam que continuará dessa forma. Quem não soube opinar representa 5% e 7% acreditam que deva piorar.
A pesquisa ainda mostrou que 47% avaliam o governo como bom ou ótimo, 37%como regular e apenas 8% como ruim ou péssimo.
Ao medir o nível de confiança, o percentual dos 66% também aparece de forma positiva, contra 26% que não confiam.
Pequena aeronave sai da pista e é rebocada e pista do Aeroporto liberada
Prefeitura esteve diretamente no Aeroporto envolvida no auxílio para resolução do problema
Antes do previsto, a aeronave envolvida em um acidente durante uma tentativa de pouso no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, no final da manhã desta terça-feira (18 de junho), foi removida por um caminhão munck que a içou para cima de um caminhão em plataforma até um dos hangares do Aeroporto em Lages. O Aeroporto esteve interditado por poucas horas.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo está acompanhando os desfechos para acelerar a retomada da normalidade de pousos e decolagens no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo após a ocorrência. A prefeitura de Lages está atenta, motivada pelo alto fluxo de movimentação de público que chega à cidade para prestigiar as atrações da 31ª Festa Nacional do Pinhão. A aeronave Embraer 711 (EMB-711), Código Fonético PT-NXT, com capacidade para quatro passageiros, da empresa Felisberto Córdova Advogados, de Florianópolis, estava se deslocando do Aeroclube de São José, Grande Florianópolis, para Lages e, de acordo com o gestor operacional da Infracea Controle de Espaço Aéreo (administradora do Aeroporto Federal), capitão Marconi Augusto Farias de Oliveira, baseado no relato do piloto, por volta de 11h50min, ao ingressar no circuito de tráfego, o piloto deu comando para tentar baixar o trem de pouso, não obtendo êxito, seguindo então o procedimento padrão de baixar manualmente, tentando efetuar o pouso.
Segundo disse o piloto a Marconi, o avião chegou a tocar o solo, correu um pouco na pista, mas logo ele percebeu que o trem de pouso do lado direito começou a se recolher e adotou a medida de sair da pista, derrapando e parando no solo com gramado, à beira da pista. Se não tivesse agido desta forma, o piloto teria de interditar a pista. O avião deveria ter pousado cerca de 90 metros à frente de onde estava. Da borda da pista parou a 15 metros de distância.
O fiscal de pátio do Aeroporto Federal estava acompanhando o pouso e prontamente prestou apoio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e em cinco minutos já estava no local do sinistro.
Não houve feridos, entretanto, os passageiros estavam nitidamente assustados. Estavam na aeronave o piloto e mais dois passageiros. “Por se tratar de uma firma particular, iriam tratar de assuntos jurídicos em Lages, acredito eu. Eu elogio o piloto, que conseguiu pousar bem, apesar do recolhimento do trem. Havia familiares e amigos aqui em aguardo e levaram os passageiros, que estavam bem e foram averiguados pelos bombeiros e posteriormente liberados”, comenta Marconi. Policiais militares estiveram no local para verificar a situação. O piloto foi orientado a reivindicar a produção de um Boletim de Ocorrência (B.O.) até por exigência da seguradora para prestação de assistência.
Investigação
A Infracea acionou o Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), com sede em Porto Alegre (RS), através do tenente Almeida, oficial da Aeronáutica, que averigua fotos e filmagens de vários ângulos, incluindo parte de baixo, em material produzido pela administradora do Aeroporto, e colhimento de depoimento do piloto. A investigação transcorrerá normalmente e deve gerar um parecer com a circunstância do incidente, o que deve se prolongar por cerca de 90 dias.
O veículo aéreo foi guinchado a partir das 16h conforme autorizado pelo Seripa e levado para um hangar no próprio Aeroporto. Há um Plano de Degradação do Aeródromo (emergência), documento em que se prevê a chamada de uma empresa de reboque em plataforma em casos de derrapagem ou capotamento, estando o veículo à disposição dos proprietários ou do Seripa nas situações de perícia.
Após a remoção do avião, a pista será vistoriada detalhadamente. Previamente foi detectado que dois balizamentos luminosos foram danificados (quebrados) com a colisão, mantendo-se intactas as bases. Foram estragadas somente as partes dos copos de vidro.
Estes balizamentos são frangíveis (no caso de batida quebram ou partem automaticamente). Pelo regulamento são aceitáveis até três balizamentos queimados, se ultrapassados, há interdição. A equipe técnica da Infracea irá consertar os utensílios. O Aeroporto possui mais de 50 balizamentos (luzes da pista), ao todo a pista tem 1.500 metros. É instalado um balizamento a cada 50 metros.
O Código Brasileiro de Aeronáutica mostra que nas ocorrências de aeronave com problema mecânico, as despesas são cobertas pelo seguro, e as de guincho correm por conta do dono. Os danos do balizamento serão absorvidos pela Infracea se os valores não forem altos, caso contrário, serão repassados para os proprietários.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação
segunda-feira, 17 de junho de 2019
Museu Thiago de Castro e Memorial Nereu Ramos estarão abertos de quinta a domingo, durante a Festa do Pinhão
A proposta é oferecer também aos turistas que vêm a Lages para a Festa Nacional do Pinhão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade
O Memorial Nereu Ramos e o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), aparelhos culturais da Fundação Cultural de Lages (FCL) terão horários especiais para atendimento ao público durante o feriadão de Corpus Christi, de quinta-feira (20 de junho) a domingo (23), das 12h às 17 horas.
Segundo a guia do Memorial Nereu Ramos, Maria Apolinária, a proposta é oferecer também aos turistas que vêm a Lages para a Festa Nacional do Pinhão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade. “Nossos locais de memórias estão preparados para receber visitantes no feriadão. Temos muito orgulho em contar sobre nossos antepassados para todo mundo que nos visita. E nessa semana, mais precisamente no dia 16 de junho, lembramos o falecimento do nosso ex-presidente Nereu Ramos ocorrido em um acidente de avião há 61 anos”, lembra.
Texto e fotos: Fabrício Furtado
Congresso de Educação de Lages abordará o protagonismo do professor
Inscrições para o evento, assim como para os grupos de trabalho, mesas redondas e seminários, iniciam no dia 24 de junho e encerram dia 16 de julho. O valor é de R$ 40,00
Nos dois últimos dias de recesso escolar do mês de julho, acontecerá a 14ª edição do Congresso de Educação do Município de Lages, no Centro Serra Convention Center, nos dias 25 e 26, uma quinta e sexta-feira. A expectativa é de que aproximadamente dois mil profissionais da educação participem do evento.
O Congresso, que traz como tema “O protagonismo do professor: implicações da docência para os desafios atuais da educação” é uma realização da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Educação. As discussões darão sequência à abordagem da abertura do ano letivo “eu escolhi ser professor, escolhi transformar”, que vem sendo trabalhada ao longo do ano nos encontros de Educação Permanente e eventos pedagógicos oferecidos pela Secretaria da Educação.
Neste ano, os professores de Lages e região da Amures, atuantes das redes públicas municipais e estaduais, bem como da rede privada de ensino, inscritos no evento, receberão a tão esperada conferência do palestrante, escritor e psicólogo, Rossandro Klinjey, na abertura do XIV Congresso de Educação, no dia 25 de julho. Além das palestrantes Débora Garofalo e Clarisse Leal que encerrarão o evento em grande estilo, na sexta-feira, dia 26.
Além das grandes palestras, este ano será lançado o I Seminário dos Anos Iniciais, além dos já veteranos, II Seminário da Educação do Campo, II Seminário da Educação Especial e III Seminário da Educação Infantil. Tais eventos acontecerão paralelamente ao Congresso de Educação. Duas mesas redondas e mais de 40 Grupos de Trabalhos -GT’s - movimentarão os professores durante a tarde de quinta-feira e manhã de sexta-feira. A maioria das atividades ocorrerá na Instituição parceira Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, o que facilita a locomoção dos participantes.
Outra novidade para esta edição do evento serão os Grupos de Trabalho para cozinheiras, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. “Existe uma procura muito grande por aperfeiçoamento nesta área, pensando nisso, este ano realizamos um Encontro de Capacitação com esses profissionais, que foi um sucesso! Por isso, pensamos em criar Grupos de Trabalho no Congresso de Educação para atender a essa demanda”, conta a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.
Para participar
As inscrições para o XIV Congresso de Educação do Município de Lages, assim como os Grupos de Trabalho, Mesas Redondas e Seminários, iniciam no dia 24 de junho e encerram dia 16 de julho. O valor da inscrição é de R$ 40,00.
O XIV Congresso está cheio de novidades e, no caso das inscrições, não é diferente. Os interessados poderão inscrever-se pelo site da Secretaria da Educação. No espaço da Secretaria da Educação terá um tutor para orientar os profissionais na realização da inscrição.
O Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages– SIMPROEL e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Públicos de Lages – SINDISERV, também são parceiros do evento, e o pagamento poderá ser efetuado por meio do vale dos referidos sindicados.
Texto: Karol Kitabayashi
Arte: Divulgação
“O Poder do Verso” é a vencedora da 19ª Sapecada da Serra Catarinense
A Sapecada da Serra Catarinense está na sua 19ª edição. Este ano a composição “O Poder do Verso”, com letra de Gilson Aguiar, venceu o festival nativista que reuniu 16 composições. Os jurados avaliaram os seguintes quesitos: letra, melodia, arranjos e apresentação em palco.
Segundo o regulamento do festival o 1º lugar garantiu troféu e R$ 5 mil; 2º lugar o troféu e R$ 3 mil; em 3º lugar troféu e R$ 2 mil. Já a Música Mais Popular levou o troféu e mil reais. “Temos também premiação de R$ 500 cada, para o melhor intérprete, instrumentista, letra, arranjo, melodia, conjunto vocal, tema campeiro e tema sobre a região serrana”, disse o superintendente da Fundação Cultural e presidente da Comissão Central Organizadora da 31ª Festa Nacional do Pinhão, Giba Ronconi.
A campeã, segunda e terceira colocadas e, a música mais popular estão classificadas para a fase final da 27ª Sapecada da Canção Nativa, na terça-feira (18 de junho).
A 19ª Sapecada da Serra Catarinense é promovida pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural.
Venda dos CDs
A comercialização dos CDs da 19ª Sapecada da Serra Catarinense e da 27ª Sapecada da Canção Nativa está sendo feita em dois locais. Os interessados podem adquirir o álbum duplo com as 16 composições de cada festival na loja Viola de Ouro, no Centro, ou diretamente no Parque Conta Dinheiro ao lado do Palco Nativista. O preço é de R$ 15,00 para as vendas realizadas no Parque, até esta terça-feira (18).
Confira o resultado da 19ª Sapecada da Serra Catarinense:
1º LUGAR
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: O PODER DO VERSO
AUTOR DA LETRA: GILSON AGUIAR
AUTOR DA MÚSICA: MARCELO DONATO
RITMO: MILONGA
2º LUGAR
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: RANCHO
AUTOR DA LETRA: KIKO GOULART
AUTOR DA MÚSICA: VITOR AMORIM E KIKO GOULART
RITMO: MILONGA
3º LUGAR
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: TRIGUEIRA
AUTOR DA LETRA: DANIEL SILVA
AUTOR DA MÚSICA: GABRIEL MACULAN, RICARDO OLIVEIRA E DANIEL SILVA
RITMO: CHIMARRITA
MAIS POPULAR
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: TIRO, GRITO E BOLO FRITO
AUTOR DA LETRA: ISADORA MARTINI E SANDOVAL OBERTI MACHADO
AUTOR DA MÚSICA: SANDOVAL OBERTI MACHADO
RITMO: RANCHEIRA
MELHOR INTÉRPRETE – RAFAEL PUERTA / TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: POETA
MELHOR INSTRUMENTISTA – DOUGLAS MORAES / TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: DE LACINHO ATADO
MELHOR LETRA
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: POETA
AUTOR DA LETRA E MÚSICA: RAFAEL PUERTA
MELHOR MELODIA
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: TRIGUEIRA
AUTOR DA LETRA: DANIEL SILVA
AUTOR DA MÚSICA: GABRIEL MACULAN, RICARDO OLIVEIRA E DANIEL SILVA
RITMO: CHIMARRITA
MELHOR ARRANJO
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: O PODER DO VERSO
AUTOR DA LETRA: GILSON AGUIAR
AUTOR DA MÚSICA: MARCELO DONATO
RITMO: MILONGA
MELHOR CONJUNTO VOCAL
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: RANCHO
AUTOR DA LETRA: KIKO GOULART
AUTOR DA MÚSICA: VITOR AMORIM E KIKO GOULART
RITMO: MILONGA
MELHOR TEMA CAMPEIRO
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: BAILINHO DE CORREDOR
AUTOR DA LETRA E MÚSICA: SANDOVAL OBERTI MACHADO
RITMO: VANERÃO
MELHOR TEMA SOBRE A REGIÃO SERRANA
TÍTULO DA COMPOSIÇÃO: SERRANO DE FATO
AUTOR DA LETRA E DA MÚSICA: JONES ANDREI VIEIRA
RITMO: BUGIO
|
sábado, 15 de junho de 2019
Secretaria da Administração realiza primeiro leilão eletrônico de bens móveis do estado
Está aberto o edital de leilão público eletrônico para venda de veículos, motocicletas, sucatas, mobiliários e bens de consumo inservíveis para o estado.
Pela primeira vez em Santa Catarina, o leilão será realizado exclusivamente na modalidade online.
A abertura oficial para cadastro e pré-lance será no dia 24 de junho, às 9h, e o fechamento dos lotes ocorrerá em 3 de julho às 9h.
Os lotes serão arrematados pelos maiores lances oferecidos.
Como o leilão acontece via internet há a possibilidade da participação de interessados de todo o país e do exterior.
Podem participar cidadãos e empresas, desde que não trabalhem na Secretaria de Estado da Administração (SEA) ou atuem em empresas que prestem serviços para a secretaria.
á para os lotes de sucata, são liberadas a participar apenas empresas com cadastro junto aos órgãos competentes, conforme edital.
De acordo com o gerente de Bens Móveis da Diretoria de Gestão Patrimonial, Mário Menezes, os lances mínimos para bens móveis de consumo inservíveis (mobiliários) começam em R$ 490. Já para veículos, motocicletas e sucatas, os lances partem de R$ 300.
Para participar do leilão, é necessário conhecer o edital, fazer o cadastramento no site do leiloeiro clicando aqui, dar o pré-lance no bem de interesse, conforme foto e descrição no site.
A orientação é de que os interessados devem fazer também a vistoria presencial do bem para averiguação do seu estado de conservação.
A visitação aos bens poderá ser feita nos dias 26, 27 e 28 de junho e 1º e 2 de julho das 14h às 17h, nos locais em que os bens se encontram, conforme endereços divulgados no edital. O pagamento do bem adquirido no leilão deve ser feito à vista, via depósito bancário identificado, em até 48h após o término do leilão.
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Palco Cultural da 31ª Festa Nacional do Pinhão terá mais de 50 apresentações
Destaque para as 16 apresentações da Escola de Artes da Prefeitura e um núcleo do Lages Melhor
Um dos espaços estrategicamente localizado dentro do Parque Conta Dinheiro, durante a 31ª Festa Nacional do Pinhão, é o Palco Cultural. Perto das catracas de entrada do Parque, este local democrático de estilos, ritmos, passos e coreografias, reúne milhares de pessoas durante os dez dias de Festa.
Este ano serão 52 shows programados para o Palco Cultural. Uma média de cinco apresentações por noite. Mas o que chama a atenção é que deste total, 16 apresentações são dos alunos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Prefeitura de Lages (Fundação Cultural), e uma do projeto Lages Melhor do núcleo do Caic Irmã Dulce, do bairro Guarujá. Serão sete dias distribuídos com Street Dance, Ballet, Teatro, Técnica Vocal, Coral, Violinos, Gaitas e Violão.
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Lages e presidente da Comissão Central Organizadora da 31ª Festa Nacional do Pinhão, Giba Ronconi, a valorização dos talentos locais é a prioridade nas apresentações do Palco Cultural e Recanto do Pinhão. “Teremos a Escola de Artes e o Lages Melhor dentro do Parque e no Recanto. Esta é mais uma forma de divulgar este excelente trabalho desenvolvido pela municipalidade e que juntos beneficiam com arte e cultura milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos”, diz.
Confira a programação completa do Palco Cultural:
14/06 - Sexta-feira | ||||
22:00h | Juanita Canto e Encanto | |||
15/06 – Sábado | ||||
20:30h | SESC Ballet | |||
21:00h | CTG Campestre Catarinense | |||
21:30h | Paulinho Godoi e Banda | |||
22:00h | Escola de Artes - Street Dance | |||
22:30h | Projeto de Dança Ritmos | |||
23:00h | Grupo Reinventar | |||
16/06 - Domingo | ||||
15:00h | Cia Juliana Paléo | |||
15:30h | Escola de Artes - Ballet / Street | |||
16:00h | Colégio Motivação Inv. Artística | |||
17:00h | Escola de Artes - Teatro | |||
18:00h | Invernada Artísitca de Urupema | |||
19:00h | Escola de Artes - Técnica Vocal | |||
17/06 - Segunda-feira | ||||
20:30h | Cia Juliana Paléo | |||
21:00h | Arte em Movimento | |||
21:30h | SESC Ballet | |||
22:00h | Escola de Artes - Ballet | |||
22:30h | Coral Orquestra Sinfônica | |||
23:00h | Quarto Elemento | |||
18/06 - Terça-feira | ||||
20:30h | Escola de Artes - Coral Infantil | |||
21:00h | Escola de Artes - Violinos | |||
21:30h | Colégio Santa Rosa - Street Dance | |||
22:00h | Escola de Artes - Técnica Vocal | |||
22:30h | Escola de Artes - Gaitas | |||
23:00h | Uillian Michelon Quarteto |
19/06 - Quarta-feira | ||||
21:00h | Dançar Passarela | |||
21:30h | O Piano de Galpão – Marcelo Bernhard | |||
22:00h | Escola de Artes - Violão | |||
22:30h | Escola de Artes - Violão | |||
23:00h | Dani Porto e Trio | |||
20/06 - Quinta-feria | ||||
21:00h | CTG Minuano Catarinense | |||
21:30h | Academia Magistral | |||
22:00h | Fund. Cultural de Correia Pinto | |||
22:30h | Orquestra Soprano | |||
23:00h | Glauco Deni | |||
21/06 - Sexta-feira | ||||
21:00h | Grupo de Dança Grazi Branco | |||
21:30h | Cesinha | |||
22:00h | Lages Melhor CAIC Irmã Dulce | |||
22:30h | Trio Barzinho | |||
23:00h | Grupo Reinventar | |||
22/06 - Sábado | ||||
21:00h | Escola de Artes - Street / Ballet | |||
21:30h | Fund. Cultural de Correia Pinto | |||
22:00h | Projeto de Dança Ritmos | |||
22:30h | Victor Colombo | |||
23:00h | Blues in Box | |||
23/06 - Domingo | ||||
15:00h | Escola de Artes - Ballet / Street | |||
15:30h | SESC Ballet | |||
16:00h | Escola de Artes - Teatro | |||
16:30h | Escola de Artes - Gaita | |||
17:00h | Escola de Artes - Coral Infantil | |||
18:00h | Drop’s & Rock’n Roll |
Texto: Ari Junior
Foto: Arquivo
Alunos da rede municipal iniciam os trabalhos para a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa
A competição envolve alunos do 5° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. Os professores já iniciaram as oficinas em sala de aula
Alunos da rede municipal de ensino de Lages se preparam para uma das competições mais esperadas entre as escolas públicas de todo o país. A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, está em sua sexta edição e vai premiar as melhores produções textuais a nível nacional.
O tema a ser explorado, assim como nas outras edições, é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
O período de inscrições encerrou no dia 13 de maio, após uma prorrogação. A participação não é obrigatória, ficando a critério de cada unidade escolar se inscrever ou não na competição. Em Lages, todas as escolas aptas decidiram por participar este ano, tendo pelo menos um aluno representante em cada uma delas.
A competição envolve alunos do 5° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. Já iniciaram as oficinas preparatórias para todos os professores da disciplina de Língua Portuguesa. Depois, iniciarão as atividades em sala de aula, trabalhando o tema, com pesquisas sobre o lugar onde os alunos vivem e o estudo dos gêneros textuais propostos.
A Olimpíada dura praticamente todo o ano letivo, e é dividida em várias etapas. Após a realização das oficinas, acontecerá a etapa escolar, que selecionará as melhores produções que irão competir entre si na etapa municipal. Este processo deve durar até início de setembro. Conhecidos os vencedores de cada município, eles serão encaminhados para a etapa estadual. Nesta fase serão selecionados 569 alunos semifinalistas e seus respectivos professores, que disputarão na etapa regional.
Esta disputa acontecerá em uma capital brasileira, com processo eliminatório que irá selecionar 173 trabalhos para a etapa nacional, que acontecerá no dia 5 de dezembro. Serão 28 alunos premiados, em suas categorias. O evento de premiação acontecerá no dia 9 de dezembro. “Sempre tivemos casos de sucesso entre os alunos da rede municipal em competições nacionais, então as expectativas são sempre as melhores de que este ano tenhamos mais conquistas”, diz a coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação de Lages, Vanessa Goulart Branco.
Texto: Aline Tives
Foto: Toninho Vieira
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Governador sanciona lei da Reforma Administrativa em SC
O governador Carlos Moisés sancionou nesta quarta-feira, 12, a Lei Complementar 741/2019, que institui a nova estrutura organizacional básica e o modelo de gestão da administração pública estadual.
A Reforma Administrativa, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, passa a vigorar no momento da publicação no Diário Oficial do Estado.
“Essa estrutura representa o nosso jeito de governar, com transparência, integridade e uma máquina mais enxuta. Conseguimos eliminar as Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs), que estavam obsoletas, e reduzir estruturas duplicadas da administração. Vamos economizar R$ 500 milhões em quatro anos de governo e deixar a máquina mais eficiente, mais célere e mais ágil”, afirmou Carlos Moisés.
Além das 20 ADRs, a Reforma Administrativa extingue duas secretarias de estado, seis secretarias executivas, duas autarquias, uma sociedade de economia mista e cinco conselhos.
O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, destaca o trabalho de construção com a Assembleia Legislativa, que resultou na aprovação por unanimidade do Projeto da Reforma:
“O Estado tem um déficit de R$ 2,5 bilhões para esse ano e precisamos equalizar isso com uma visão de estado, não de disputa por poder. Perseguimos o princípio da economia, enxugando o gasto em áreas que não são fundamentais para poder ampliar o investimento e melhorar os serviços essenciais para a população, como saúde e educação”.
Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a nova estrutura foi construída na base da boa técnica legislativa e dos princípios modernos de gestão:
“A lei contempla o objetivo da reforma, que era reduzir a estrutura do estado, reorganizar os processos e a forma como prestamos serviços, além de qualificar o trabalho com mais integridade, controle e transparência. A partir de agora, vamos acelerar as ações e entregar de forma muito rápida os resultados que o cidadão catarinense precisa”.
Jogos HJ na TV 13/06
Brasileirão Série A : Botafogo 0 x 1 Grêmio
Brasileirão Série A : Fortaleza 2 x 1 Cruzeiro
Brasileirão Série A : CSA 0 x 2 Flamengo
Brasileirão Série A : Santos 1 x 0 Corinthians
Brasileirão Série A : Internacional 3 x 1 Bahia
QUINTA-FEIRA - 13/06/2019 Horário de Brasília (GMT -3)
13:00 Copa do Mundo Feminina : Austrália x Brasil
GLOBO; BAND; GE.COM; SPORTV
GLOBO; BAND; GE.COM; SPORTV
16:00 Copa do Mundo Feminina : África do Sul x China
SPORTV2
SPORTV2
19:15 Brasileirão Série A : Vasco x Ceará
PREMIERE
PREMIERE
20:00 Brasileirão Série A : Chapecoense x Fluminense
SPORTV (menos SC); PREMIERE
SPORTV (menos SC); PREMIERE
20:00 Brasileirão Série A : Palmeiras x Avaí
PREMIERE
PREMIERE
20:00 Brasileirão Série A : Atlético-MG x São Paulo
PREMIERE
PREMIERE
20:00 Brasileirão Série C : São José x Remo
DAZN -
DAZN -
Assinar:
Postagens (Atom)
Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes
Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...
-
ATIVIDADE/EXERCÍCIO – SINTAXE 3 Assunto: Predicação verbal/transitividade verbal 1. Leia com atenção as frases abaixo para assinala...
-
Em um jogo de disputa direta Vasco e Corinthians se enfrentam na busca em não cair para a zona de rebaixamento. Para os cartoleiros este jog...