terça-feira, 14 de maio de 2019

3ª Semana Nacional de Arquivos e 17ª Semana Nacional de Museus

Eventos iniciaram com bate-papo sobre as etnias que formaram Lages
A abertura oficial da Semana de Museus e Arquivos teve as boas-vindas da rainha da 31ª Festa Nacional do Pinhão, Maísa Caroline e das princesas Victória Gabriela e Vitória Melo
Além da abertura dos dois eventos, a última sexta-feira (10 de maio) apresentou no auditório Mário Augusto de Sousa a eleição regional para os conselheiros estaduais de cultura e a redação da proposta da cultura na região serrana. Foi a segunda etapa do processo que elegeu os seguintes nomes para a fase estadual:
Éder Goulart, indicado para o setor de Cultura Popular e Diversidade, Alfeu Varela para o teatro, Joed Jeffer e Layla Cristina para música e Sueli Dors para o setor da dança. A próxima etapa será a fase estadual, programa para o dia 30 de junho.
A abertura oficial da Semana de Museus e Arquivos teve as boas-vindas da rainha da 31ª Festa Nacional do Pinhão, Maísa Caroline e das princesas Victória Gabriela e Vitória Melo. O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, disse que Lages começa um novo período de políticas para a preservação e propagação da memória histórica da região. “A semana de museus e a semana de arquivos juntas, têm o objetivo de externar um pouco da nossa história para a comunidade. É uma oportunidade de conhecermos nossas origens e permitirmos o acesso para as pessoas que vivenciam nossa identidade”, comenta.
Os sobrenomes que formaram a região serrana
O primeiro painel da programação da 17ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana Nacional de Arquivos foi o bate-papo com o genealogista Sérgio Lamartine. O pesquisador iniciou falando sobre as origens dos ascendentes das famílias lageanas desde a Europa e Ásia até a formação de Lages e região serrana. Na plateia, um público formado por descendentes de italianos, franceses, alemães e representantes da comunidade nipônica em Lages. Para Lamartine, o bate-papo foi importante para a constatação da pluralidade da comunidade serrana. “Chegamos à conclusão que somos uma grande mistura de costumes, vivências e personalidades. Talvez por causa disso, somos um povo tão receptivo e acolhedor. Ouvir as histórias dos próprios descendentes nos ajuda a compreender nossas origens”, diz.
A programação da 17ª Semana Nacional de Museus e 3ª Semana Nacional de Arquivos segue até o dia 17 de maio, acompanhe:
13/05, segunda-feira:
Auditório Mário Augusto de Sousa – Fundação Cultural de Lages:
19h – O Futuro das Tradições – Gilberto Ronconi;
19h30 - Vídeo “O que identifica o serrano?”;
19h40 - Identidade Cultural – Professor Msc. Felipe Reis;
20h30 – Arquivos, pesquisas e processos históricos e jornalismo – Juiz de direito Sílvio Orsatto e historiadora Suzane Faita.
14/05, terça-feira:
Museu Histórico Thiago de Castro:
9h30 e 14h30 – Narrativas no Museu (Histórias de personagens reais que viraram folclore em Lages) – Intervenção teatral com a equipe MHTC.

15/05, quarta-feira:
Biblioteca Pública Carlos Dorval de Macedo:
9h30 e 14h30 – Conhecendo os monumentos – Izabel Ribeiro e Paulo Guasselli.
16/05, quinta-feira:
Memorial Nereu Ramos, Praça do CEU e MHTC:
9h30 e 14h30 - Animação curta-metragem “Amigos para Sempre”, documentário “O Chão da Minha Terra: A Vida de Nereu Ramos e documentário “Carta a Malinverni Filho”.
17/05, sexta-feira:
“Contos sobre Lendas” com Ader Godoy
9h30 e 16h30 – Ponto de Leitura Rita de Cássia (Terminal urbano de Lages)
11h e 14h30 – Memorial Nereu Ramos
14h – Visita guiada ao acervo documental do MHTC – Estrutura burocrática da Província de Santa Catarina e Villa de Lages, XVIII e XIX – equipe MHTC e Professor Msc. Felipe Reis
*a programação pode sofrer alterações.

3ª Semana Nacional de Arquivos – Desenhando Arquivos
Lages, 10 a 17 de maio de 2019
Prefeitura de Lages, Prefeitura de Campo Belo do Sul e Museu Histórico Thiago de Castro
13/05, segunda-feira:
Auditório Mário Augusto de Sousa – Fundação Cultural de Lages:
19h – O Futuro das Tradições – Gilberto Ronconi;
19h30 - Vídeo “O que identifica o serrano?”;
19h40 - Identidade Cultural – Professor Msc. Felipe Reis;

20h30 – Arquivos, pesquisas e processos históricos e jornalismo – Juiz de direito Sílvio Orsatto e historiadora Suzane Faita.
14/05, terça-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Arquivos, a importância da pesquisa utilizando jornais impressos - Edite Moraes (IJPB);
20h - Arquivos históricos e a pesquisa em jornalismo e nas tradições e nativismo– João Carlos Matias, advogado e fotógrafo e Mario Arruda, pesquisador. Mediação, Fabrício Furtado.
15/05 - Quarta-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Bate-papo rotinas documentais e arquivísticas nos poderes executivo e legislativo - Ayrton Xavier (Auditoria Geral do Município de Lages), Cléia de Fátima Chaves Branco (Câmara Lages) e Marilene Liz (Prefeitura de Lages) - mediação Fabrício Furtado;
20h - Arquivos, documentos da cultura popular - Professor Msc. Lenílson Maia.
16/05 - Quinta-feira - Fundação Cultural de Lages
19h - Arquivos, pesquisa iconográfica - Drª Íria Catarina Queiroz Baptista
20h – Arquivos, pesquisas e processos crime contra escravizados no século XIX – Professor Felipe Reis
17/05 - Sexta-feira - Museu Histórico Thiago de Castro
14h - Visita guiada ao acervo documental - Estrutura burocrática da Província de Santa Catarina e da Villa de Lages, séculos XVIII - XIX - Equipe MHTC e Professor Felipe Reis.
*A programação pode sofrer alteração.

Texto e fotos: Fabrício Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...