sábado, 30 de março de 2019

Produtores de vinho comemoram resultados da Víndima de Altitude

Produtores de vinho comemoram resultados da Víndima de Altitude

6ª Vindima de Altitude, que iniciou no início de março e termina neste fim de semana, registrou balanço positivo para os municípios produtores de vinhos e espumantes na Serra e Meio-oeste de SC.
Foi superada a expectativa de 50 mil visitantes durante as cinco semanas do mês que coincide com o início da colheita da uva e da produção de vinhos da nova safra.
A programação vai até domingo, dia 31, mas os interessados em conhecer as vinícolas, a gastronomia, o artesanato e as belezas naturais da região podem fazê-lo em qualquer época do ano.
“A rede hoteleira de São Joaquim e região teve lotação completa em março, o que se deve ao sucesso da Vindima”, diz o coordenador do evento, Acari Amorim.
Os turistas vieram dos estados da região sul do país, mas também de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Além do vinho, eles se interessam por outros produtos locais, como a maçã, a carne frescal, o queijo e o mel. 
A colheita, que vai até maio, deve chegar a um milhão de quilos de uvas, e a produção de vinhos e espumantes alcançará a marca de 1,2 milhão de garrafas.
“Praticamente todas as vinícolas já receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus vinhos”, diz Acari. “Este é um momento muito feliz para nós porque é quando aparece o resultado do ano inteiro de trabalho”, afirma o coordenador da Vindima.
Hoje, o segmento gera em torno de dois mil empregos diretos em São Joaquim e municípios vizinhos.
A Vindima deste ano envolve as vinícolas D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó (todas de São Joaquim), Abreu Garcia (Campo Belo do Sul), Serra do Sol (Urubici) e Thera (Bom Retiro).
É organizada pela Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Zabot, Engie, Lamar Super Center e Oxford, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Governo de Santa Catarina, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, e viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...