A expectativa, ansiedade e aquele friozinho na barriga, inevitável a quem vai subir ao palco, seja pela primeira vez ou depois de muitas tentativas, tomam conta das candidatas a realeza da 31ª Festa Nacional do Pinhão. Está chegando a hora do concurso mais esperado pelas lageanas. Nesta segunda-feira (18 de março) elas receberam as boas-vindas e tiveram o primeiro contato com as normas e protocolo da escolha oficial, em uma reunião na Fundação Cultural de Lages (FCL).
Durante o encontro elas receberam orientações e puderam conhecer a equipe que as acompanharão durante todo o processo de escolha e também no pós-concurso, quando a rainha e princesas terão uma agenda extensa de compromissos, seja em eventos, entrevistas em jornais e emissoras de rádio e TV, e viagens pelo Estado com objetivo de divulgar o evento. Também receberam dicas de passarela, maquiagem, roupas e acessórios que possam evidenciar a beleza de cada uma na hora do desfile.
As inscrições foram encerradas na última sexta-feira e, a partir de agora, inicia-se a fase de preparação para o concurso. A data da escolha oficial já está definida e será no dia 27 de março, uma quarta-feira, às 20h, no Teatro Marajoara.
Este ano teve recorde, com 32 meninas inscritas e uma desistência. Para que a escolha tenha mais praticidade e transparência, devido ao grande número de candidatas, a comissão organizadora decidiu fazer uma pré-seleção eliminatória. “Esta etapa é muito importante para que as meninas selecionadas tenham mais tempo para mostrar todo o seu potencial no dia do concurso”, explica o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, o Giba.
Esta triagem deverá selecionar metade das meninas que subirão ao palco oficialmente. Será realizada nesta quarta-feira (20 de março), no Teatro Marajoara, às 16h. As candidatas se apresentarão de forma espontânea, mostrando toda sua desenvoltura e cativando os cinco jurados que terão a incumbência de selecionar aquelas que melhor representarem Lages e sua cultura.
Além do julgamento, o próprio local onde acontecerá a escolha teve mudanças. Segundo Giba, o intuito de realizar novamente no Marajoara é para valorizar um espaço cultural municipal e ainda diminuir custos. “É um espaço bonito, aconchegante e agradável, com capacidade para 480 pessoas. Acredito que atenderá aos anseios das candidatas e também de seus amigos e familiares que estarão lá torcendo por elas”, conclui.
O vice-prefeito, Juliano Polese, também esteve presente neste primeiro contato da organização do evento com todas as candidatas.
Texto: Aline Tives
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