O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina definiu o novo ciclo de revisão do eleitorado para o ano de 2019.
Serão revisados 122 municípios em todo o estado.
O processo já iniciou em 55 cidades, com o comparecimento obrigatório dos eleitores.
O objetivo da revisão é atualizar o cadastro de votantes de cada município, fazendo com que o eleitor que não tenha mais vínculo promova a transferência para a cidade onde efetivamente reside, evitando o cancelamento do documento.
A escolha dos municípios se deu a partir de estudos técnicos realizados pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, que identificou no ano passado as cidades cujo eleitorado correspondia a mais de 80% da população, priorizando a revisão através do recadastramento biométrico.
De acordo com o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior, “embora essa situação não constitua fraude e seja justificável por fatores diversos como o êxodo de jovens, é importante revisar o eleitorado a fim de manter como eleitores somente as pessoas que efetivamente têm vínculo, trazendo mais segurança aos eleitores e aos candidatos”.
Cada município terá um cronograma específico, com prazos durante os quais os eleitores devem comparecer aos locais designados, apresentando seus documentos pessoais e comprovante de vínculo eleitoral.
Comprovado o vínculo com o município, o cadastro será atualizado, com a coleta de fotos, digitais e assinatura do eleitor, compondo o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral.
Estima-se que 350 mil eleitores compareçam nas revisões do eleitorado no estado.
Quem não comparecer até a data final fixada, terá o título cancelado.
Para evitar filas, tanto no processo de revisão quanto na biometria ordinária, o eleitor pode agendar o seu comparecimento pela internet ou pelo telefone 0800 647 3888.
Nenhum comentário:
Postar um comentário