POLÍTICA
- Bolsonaro define ao menos 15 ministérios
A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) definiu que o novo governo terá de 15 a 17 ministérios. O governo Temer conta, hoje, com 29 pastas. Além do superministério da Economia - que englobará Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio -, a Casa Civil de Bolsonaro deverá incluir a Secretaria de Governo. (Via Estadão)
- Presidente eleito oferecerá ‘superministério’ a Moro
O Ministério da Justiça, para onde o presidente eleito Jair Bolsonaro quer levar o juiz Sérgio Moro, será novamente fortalecido de acordo com o desenho administrativo definido para o futuro governo. A pasta terá responsabilidade de cuidar também da Segurança Pública, área considerada fundamental na administração Bolsonaro. Assim, se o juiz aceitar o cargo, passará a comandar também a Polícia Federal, hoje subordinada ao recém-criado Ministério da Segurança Pública. Bolsonaro e Moro devem se encontrar hoje no Rio de Janeiro para tratar do assunto. (Via Estadão)
ECONOMIA
- BC mantém taxa Selic em 6,5% ao ano
Na primeira reunião depois das eleições, na quarta-feira (31), o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano. Foi a quinta manutenção consecutiva. A taxa está no seu menor patamar da história desde março deste ano. (Via Exame.com)
JUSTIÇA
- STF suspende inquérito da Odebrecht contra Temer
O ministro Edson Fachin, do STF, acatou na quarta-feira pedido feito há um mês pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de suspender o inquérito que investiga suspeita de repasse de dinheiro da empreiteira Odebrecht ao presidente Michel Temer. Fachin concordou com a alegação da PGR de que a Constituição proíbe que o presidente seja denunciado por atos anteriores ao mandato. (Via Reuters)
- Battisti desafia e diz que não pode ser extraditado
O ex-militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti desafiou na quarta-feira (31) o presidente eleito Jair Bolsonaro, ao afirmar que é um "charlatão", que não tem o poder de extraditá-lo para a Itália como prometeu. "Bolsonaro pode dizer o que quiser. Eu estou protegido pela Suprema Corte. Suas declarações são palavras, é um charlatão. Ele não pode fazer isso. Existe justiça e eu, para a justiça, estou protegido", declarou Battisti ao telejornal da emissora italiana Radio Rai. (Via AFP)
BRASIL
- STF mantém suspensão de ações policiais em universidades
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram na quarta-feira que autoridades não podem determinar ou promover a entrada de agentes policiais em universidades públicas ou particulares. Para os ministros, a liberdade de expressão deve prevalecer no ambiente acadêmico. (Via VEJA.com)
- Sessão Escola Sem Partido é adiada na Câmara
Uma das principais bandeiras do novo presidente eleito, o projeto da Escola Sem Partido seria analisado ontem na Câmara dos Deputados. A sessão precisou ser adiada por causa do clima tenso entre apoiadores e críticos do projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para afastar a possibilidade de oferta de disciplinas com conteúdo de “gênero” ou “orientação sexual” em escolas de todo o país. (Via Poder360)
- SP: pais seguram no colo gêmeas que nasceram unidas
Após uma cirurgia concluída no domingo (28) que durou mais de 14 horas, os pais das gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, que nasceram unidas pela cabeça, conseguiram segurá-las no colo. Essa foi a quinta e última cirurgia que isolou uma menina da outra. O procedimento foi realizado no interior de São Paulo e o caso é único na história da medicina brasileira. (Notícias ao Minuto)
MUNDO
- Indonésia: caixa-preta de avião que caiu é encontrada
Uma das caixas-pretas do avião da companhia indonésia Lion Air que caiu no mar na segunda-feira (29) com 189 pessoas a bordo foi encontrada, anunciou nesta quinta-feira o Comitê Nacional de Segurança dos Transportes. O acidente não deixou sobreviventes. (Via AFP)
- China faz alerta a Bolsonaro sobre política econômica
A China fez um duro alerta ao presidente eleito Jair Bolsonaro e apontou que, se a opção do Brasil em 2019 for por seguir a linha de Donald Trump e romper acordos com Pequim, quem sofrerá será a economia brasileira. A forma encontrada pela China para mandar o recado foi a publicação de um editorial em seu principal jornal estatal, com versão em língua inglesa. (Via Estadão)
FUTEBOL
- Boca elimina Palmeiras e fará final contra River
O palmeirense viu na quarta-feira uma das mais lindas festas no Allianz Parque, com fogos e faixas explodindo no início do jogo. Mas o time não acompanhou, e a partida terminou com canto argentino: 2 a 2, placar que leva o Boca Juniors à final da Libertadores. (Via Lance)
- Vídeo: Melhores momentos de Palmeiras 2x2 Boca Juniors (Via FOX Sports)
Flu bate Nacional e vai à semi da Sul-Americana
Depois de jogar mal no Rio de Janeiro, o Fluminense foi para o Uruguai disposto a lutar contra as adversidades e sair com a vitória. E foi isso o que aconteceu ontem. O Tricolor jogou bem e bateu o Nacional (URU) por 1 a 0, com gol do atacante Luciano, no Estádio Parque Central e está classificado para a semifinal da Copa Sul-Americana. (Via Lance)
LOTERIA
- Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 10 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.093 da Mega-Sena realizado na noite de quarta-feira (31). O prêmio estimado para o próximo sorteio, no dia 3, é de R$ 10 milhões. Confira os números de ontem. (Via Notícias ao Minuto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário