Seu cachorro pode ser mais velho do que você pensa: para alguns pesquisadores, a linha da vida dos cães pode ser dividida em seis estágios.
Todo mundo já ouviu falar daquela história de que cada ano vivido por um cachorro equivale a sete anos "humanos". Mas isso pode não ser bem verdade, já que cada animal, raça e porte possui suas particularidades.Ainda que cachorros maiores tendem a viver menos e a expectativa de vida canina varie bastante, segundo um guia publicado no Journal Of The American Animal Hospital Association, os cães possuem seis fases bem definidas, variando apenas a idade em que elas ocorrem.Conheça abaixo quais são elas.
Filhote (0 a 6 meses)
Em seis meses, o seu bebezinho vai se tornar um pré-adolescente. Nessa fase pós-nascimento, o filhote vai aprender de tudo em poucas semanas com a ajuda da mãe. Eles vão ganhar dentes de leite e depois perdê-los, aumentar de tamanho e iniciar o desenvolvimento dos órgãos reprodutores. Para os veterinários, esta é a fase ideal para a castração.
Cachorro júnior (de 6 a 9 meses)
Sim, você agora é mãe (ou pai) de um verdadeiro adolescente, ligado no 220 v. Os cachorros costumam ser mais teimosos e bagunceiros nesse estágio da vida, quando ainda estão em formação. Para as meninas de quatro patinhas, também é neste período que acontece o primeiro cio.
Cachorro adulto (de 9 meses e 6 anos e meio)
Aos 9 meses, a maioria dos cachorros já alcançou o desenvolvimento completo, não apenas sexualmente, mas também de toda a sua estrutura. Essa é a fase mais longa da vida do seu amigo canino, momento em que ele vai já ter definido sua personalidade.
Cachorro maduro (de 6 anos e meio a 9 anos e 9 meses)
Nesta fase, o seu cãozinho começa a ficar mais tranquilo, já que possui menos energia pra gastar. Passear e correr precisam continuar a fazer parte da rotina para preservar a saúde do animal. Doenças como bico de papagaio, que ataca a coluna, podem começar a aparecer.
Cachorro idoso (de 9 anos e 9 meses a 13 anos)
Seu cachorro tornou-se um vovozinho. Ele passa a maior parte do tempo dormindo ou assistindo a TV ao seu lado. A aparência dele muda: podem surgir pelos brancos, tártaro, aumento de peso e problemas urinários. Os cães também costumam sofrer com perda auditiva e ter mais dificuldades para enxergar.
Cachorro geriátrico (mais de 13 anos)
Assim como os humanos com quase um século de vida, seu cachorro necessita de muitos cuidados. Ele torna-se extremamente sensível, dependente e pode precisar de ajuda para caminhar, comer e até fazer suas necessidades. Esse é o momento para, mais que nunca, cobrir seu melhor amigo de amor, carinho e atenção.
Agostinho De Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário