A 70 dias do maior evento cultural e gastronômico da Serra Catarinense e um dos maiores do Sul do país, a 30ª Festa Nacional do Pinhão, já se encontram abertos os credenciamentos de residências para o programa de Hospedagem Alternativa, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ao mesmo tempo está em andamento o recadastramento dos imóveis já utilizados como hospedagem alternativa durante a Festa.
O período de inscrições é de 15 de março a 20 de maio, diretamente na Diretoria de Turismo, localizada na Avenida Papa João XXIII, 138, bairro Beatriz. Os interessados no cadastramento de seus imóveis e os que pretendem locar suas casas ou apartamentos devem entrar em contato com a Diretoria de Turismo: (49) 3226-1117 (Michele) para dirimir dúvidas.
O cadastro terá validade até 31 de dezembro deste ano, com possibilidade de locações para os demais eventos do calendário para 2018. Depois de efetuada a inscrição, a equipe do Turismo agendará a vistoria no imóvel. A casa será fotografada para que se obtenha mais informações sobre a casa e para complementar a divulgação.
O locatário pagará uma taxa de R$ 50 para o cadastramento e divulgação da Hospedagem Alternativa. Este valor de taxa corresponde a apenas um imóvel, portanto, se o proprietário desejar cadastrar mais de uma opção, será R$ 50 para cada. Informações (proprietário, endereço, referência local, número de telefone, quantidade de leitos, disposição de cozinha, café da manhã, roupa de cama, aquecedor, garagem, wi-fi, valor da diária e forma de pagamento) e fotografias de diferentes cômodos da casa poderão ser acessadas no site www.visitlages.tur.br. Na edição mais recente realizada, da Festa do Pinhão, havia 20 casas disponíveis.
O programa, existente em Lages há quase 25 anos, proporciona benefícios para o locador e turista, pois a rede hoteleira convencional (hotéis, pousadas, hotéis fazenda) tem lotação completa no período de Festa do Pinhão. De acordo com o Executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro, a fidelização abre margem para o locador equipar melhor a casa com reformas e aquisição de novos móveis. “Esta é uma renda extra aos lageanos e aos turistas significa estar em uma cidade para prestigiar os shows e culinária da Festa, passear, visitar pontos turísticos e poder descansar em uma casa com ambiente familiar com a chancela do Turismo, assegurando a qualidade. A inspeção destes locais é para que se garanta comodidade de quem nos visita. Já temos um público fornecedor de hospedagens alternativas praticamente padrão, que todos os anos já manifesta interesse. Lages apresenta o perfil para todos os tipos de hóspedes e temos a possibilidade de oferecer as mais variadas modalidades de hospedagem, movimentando também o setor em outros municípios da Serra, sendo esta a época em que a região está em foco e todos ganham com a vinda de turistas.”
A Secretaria reconhece as outras ferramentas de hospedagem alternativa, a exemplo de empresas com exposição via Internet, de longo alcance, com o propósito de hospedagem em casas de família no mundo inteiro. “Mas como existe um grupo que ainda prefere fazer a divulgação junto ao site da Secretaria, mantivemos o serviço e fomentamos as pessoas que buscam oportunidades de negócio pela hospedagem alternativa”, lembra a turismóloga Ana Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário