Os ventiladores e garrafas de água parecem não ser suficientes para aliviar o calor excessivo dos últimos dias em Lages. Todo ano é assim, mas o alerta sobre o desperdício é recorrente: regular o consumo de água dentro e fora de casa e nos estabelecimentos comerciais e industriais. O consumo aumenta em mais de 40% no verão. Os 160 mil habitantes de Lages gastam três milhões de metros cúbicos de água por dia, ou seja, três bilhões de litros. Na Estação de Tratamento de Água (ETA), bairro Popular, é produzida capacidade para abastecer o dobro - pouco mais de 300 mil habitantes. Se os 20 reservatórios do município estivessem com sua capacidade atingida ao mesmo tempo, se chegaria a 15 milhões de litros estocados.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Lages tem a melhor água do Estado. A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) efetuou, de janeiro a outubro deste ano, 1.002 instalações e substituições de hidrômetros, além de realizar 4.719 reparos em cavaletes danificados.
Lages não tem problemas de água na etapa de captação, pois o lençol é suficiente. O consumo com desperdício sim é preocupante, por ser anormal neste período do ano. Nesta época é comum as famílias encherem suas piscinas para divertimento das crianças e para que se refresquem. A orientação da Semasa é para que as pessoas tentem utilizar menos volumes de água potável e mantenham a água purificada com pastilhas de cloro, bem como diminuam o número de lavações de automóveis e calçadas e tentem reduzir o tempo de banho. Uma campanha será lançada pelo Município e deverá servir como conscientização entre os meses de janeiro e fevereiro. “É compreensível que todos querem a casa limpa, mas o problema é a falta de chuva. Quanto menos gastar, menos vai faltar”, aconselha o secretário da Semasa, Jurandi Agustini.
Em caso de vazamento do lado de fora do lote, o cidadão deverá comunicar à Semasa por telefone: 3224-4855/115, este com funcionamento todos os dias da semana, 24 horas por dia, e plantões. Uma licitação está em andamento para que novos serviços de linhas sejam disponibilizados à população. Os casos de vazamento na parte interna do terreno devem ser resolvidos por profissional acionado pelo morador.
Investigações em ligações clandestinas
Diariamente, vistorias são feitas com a finalidade de detectar ligações clandestinas ou fraudes em hidrômetros. Se houver problemas, o morador é notificado e na reincidência há corte do fornecimento e aplicação de multa, com valor variável de acordo com a repetição da desobediência. Ligações em descumprimento às normas e vazamentos são responsáveis por uma perda de 32%, considerado um índice alto, lembrando que órgãos isentos e com taxa menor somam 52% (prefeitura, hospitais, escolas, asilos).
Calcula-se que Lages possui cerca de 1.500 ligações fora dos padrões. Regulares são em torno de 45 mil. De janeiro a outubro deste ano foram efetuados 12 mil cortes e destes, 10 mil religações. No mesmo período foram feitas 249 vistorias de ligações irregulares. Os motivos do corte são inadimplência com o pagamento de fatura, ligações clandestinas e moradia em terrenos institucionais, as populares “áreas verdes”.
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