Nos dias 13 e 14 de outubro deste ano, o atleta da equipe de Xadrez Clube/FME, Alfeu Junior Varela Bueno, disputou o I Torneio Internacional de Xadrez de Forquilhinha. O lageano e Mestre em xadrez conquistou cinco vitórias, um empate e sofreu três derrotas, resultado que proporcionou o 9º lugar geral. Ele irá representar Lages na 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
A competição reuniu 39 enxadristas de quatro países, em que cada um disputou nove partidas de 32 minutos, válidas para obtenção de pontos para o Ranking Internacional (Fide). Segundo Alfeu, será uma excelente experiência representar sua cidade na maior competição esportiva do Estado, especialmente em casa, após 15 anos da última edição do Jasc em Lages. “Em 2002 eu ainda era muito jovem para ser titular, mas esse ano pretendo fazer o melhor por Lages”, declara Alfeu.
Como forma de preparação para os Jasc, Alfeu disputará as duas próximas competições pela equipe do Lages Xadrez Clube/FME. No dia 21 de outubro, em Fraiburgo, a 7ª etapa da Liga Oeste de Xadrez. E nos dias 27 e 29 de outubro, o Torneio Internacional Ponta Grossa, no Paraná. Este último evento reunirá mais de 100 enxadristas de seis países.
Campanha do Lages Xadrez Clube/FME na Olesc
Nos dias 7 e 13 de outubro, em Rio do Sul, no Clube Concórdia, os 12 enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME participaram da fase Estadual da Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) e conquistaram oito medalhas na competição. Foram sete de prata e uma de bronze. O evento reuniu 19 equipes no feminino e 24 no masculino.
Na categoria das mulheres, as principais medalhistas de Lages foram Patricia Bertoti Silveira, do Colégio Univest e Vitória Luiza de Liz, da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Flordoardo Cabral, ambas com três pratas. Entre os homens, Brayan Stramosk Viana, da E.E.B. Belisário Ramos conquistou uma prata e Sullivan Siqueira, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, conquistou o bronze.
Os esportistas entre dez e 14 anos disputaram três modalidades, o Blitz (partidas de dez minutos), o Rápido (partidas de 30 minutos) e o Xadrez Pensado (partidas de três horas por equipes). Os campeões foram conhecidos pela somatória destas três modalidades.
Para o técnico de Lages, o Mestre Nacional Marco Cordeiro, as enxadristas demonstraram grande força, amadurecimento e persistência. “Disputar por uma semana, na maioria dos dias por mais de seis horas, é desafiador e elas atenderam com muita competência”, destaca Marco.
Os jogadores que completaram a quipe de Lages foram os seguintes: Maria Clara Junkes Aquino e Luana Vieira, do Colégio Univest; Milena Santos Walter, da Emeb Santa Helena; Sofia Lima Pereira, da Emeb Ondina Neves Bleyer; Luiz Henrique Rosa Borges, da E.E.B. Lucia Fernandes Lopes; Vinicius Madruga, da Emeb Santa Helena, e Arthur Carsten Morales Porto e Gabriel Copini Souza, da Emeb Ondina Neves Bleyer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário