ALIMENTOS FIBROSOS ESTIMULAM A SALIVAÇÃO.
O ditado popular já diz: “você é o que você come”. E isso se aplica, também, quando o assunto é saúde bucal. Alguns alimentos ajudam na limpeza e na manutenção do sorriso, enquanto outros (principalmente se consumidos em excesso), podem causar grandes estragos. Confira a seguir o que comer e o que evitar para manter os dentes sempre belos e saudáveis.
DOCES E CARBOIDRATOS: OS PREFERIDOS DAS BACTÉRIAS
Os alimentos doces e ricos em carboidratos devem ser consumidos com moderação por vários motivos. Um deles é o fato de que são um verdadeiro manjar para as bactérias que vivem em nossa boca. “Os ácidos que afetam o esmalte dos dentes são produzidos a partir dos carboidratos em geral (principalmente a sacarose), gerando cáries e a consequente destruição do dente”, explica a dentista Sandra Kalil (CROSP 40596), conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
ÁCIDOS E CÍTRICOS
Se consumidos em excesso, alimentos ou bebidas ácidas colaboram para desgaste do esmalte dos dentes, enfraquecendo-os. “A erosão dental pode ser evitada reduzindo o consumo, ou fazendo um bochecho com água e aguardando 30 minutos para realizar a escovação”, ensina a dentista. A erosão se difere da cárie pois não tem ação das bactérias ou açúcares da dieta: o desgaste é causado pela ação direta dos ácidos dos alimentos.
POR QUE É PRECISO ESPERAR PARA ESCOVAR OS DENTES?
Após a ingestão de alimentos cítricos e ácidos, a recomendação é esperar entre 30 minutos e uma hora para fazer a higiene da boca. Aguardando esse tempo, ajudamos a saliva e seus minerais a “lavarem” a cavidade bucal e evitamos que a escovação pressione o ácido dos alimentos contra a superfície dos dentes, causando sensibilidade e erosão dental a longo prazo.
O ALIMENTO É PIGMENTADO? SIGA ALGUNS CUDADOS.
“Os alimentos pigmentados fazem parte da alimentação diária saudável, portanto não devem evitados, apenas precisam ser consumidos com moderação", salienta a dentista. Ela destaca que são necessários certos cuidados, como bochecho com água após o consumo. Pigmentações superficiais podem ser revertidas com uma limpeza profissional, já as manchas mais profundas são removidas com o clareamento dental.
ALIMENTOS GRUDENTOS E PEGAJOSOS: EVITE!
Comidas e guloseimas que aderem facilmente ao dente, como chicletes e balas mastigáveis, dificultam a higienização. Restos de alimentos parados na boca são um prato cheio para as bactérias, o que favorece o aparecimento de cáries.
CUIDADO COM AS DIETAS!
Regimes de emagrecimento, ou mesmo hábitos alimentares ruins, podem levar à falta de vitaminas e nutrientes necessários à boa saúde do corpo, incluindo os dentes. “É importante não deixar de comer itens ricos em vitaminas B e C, proteínas, cálcio, entre outros. Quando se opta por um regime, o mais indicado é contar com orientações de médicos e nutricionistas”, ressalta a profissional.
APOSTE EM ALIMENTOS FIBROSOS
Os alimentos fibrosos geralmente são ricos em vitaminas além de serem bons aliados no combate à placa bacteriana e à cárie. Eles exigem maior tempo de mastigação e maior salivação, assim, ajudam a remover impurezas das superfícies dentárias, promovendo a autolimpeza dos dentes. Cenoura, maçã, pepino e pêra, por exemplo, estão na lista dos mocinhos da saúde bucal.
QUEIJO TAMBÉM PODE FAZER BEM
Alguns alimentos considerados aliados da saúde bucal são os lácteos (leite, iogurte, queijos), por conterem cálcio. Brócolis, também, pois contém ferro e cálcio, que protege os dentes das cáries.
Nenhum comentário:
Postar um comentário