quarta-feira, 13 de setembro de 2017

iPhone X: dez anos depois, Apple mostra seu aparelho mais poderoso (e também mais caro)

O iPhone X, ou 10, foi o anúncio de "one more thing..." da keynote de hoje e ele é certamente o iPhone mais interessante que a Apple lança em anos. O novo modelo abandona as telas LCD e o botão Home, evolui a tela de retina, traz carregamento sem fio e uma câmera frontal com reconhecimento facial para desbloquear o celular e animar emojis.

O iPhone X o primeiro celular da Apple a ter o que a empresa chama de tela infinita, uma vez as 5,8" dela ocupam a a parte frontal do celular quase que por completo -- as pequenas bordas ao redor da tela (que não puderam ser eliminadas) ajudam a mostrar onde começa e onde acaba o telefone. O aparelho dispensa as telas LCD, dando boas vindas as telas OLED, que apresentam mais cores e melhor resolução -- resolução esta que também foi promovida: são 2436 x 1125 pixels que completam o conjunto nomeado de Super Retina Display.
O iPhone X traz ainda suporte a HDR, HDR10 e Dolby Vision. A tecnologia True Tone ajusta de forma dinâmica o balanço de branco da tela, fazendo com que a leitura nela seja semelhante a ler em um papel.


Os boatos são verdadeiros. O novo iPhone X não tem mais um botão físico abaixo de sua tela, o que é até compreensível quando levamos em consideração que ela ocupa quase que a parte frontal inteira do celular. Mas com o fim do botão Home, a função Touch ID também foi descontinuada. E agora, como é que eu vou desbloquear este celular?


Não por isso. Para substituir o reconhecimento de digitais, a Apple apresenta uma nova maneira de desbloquear o celular: Face ID. Essa nova tecnologia de reconhecimento facial em três dimensões desbloqueia o telefone assim que a câmera frontal reconhece o usuário -- e, sim, você pode colocar óculos, mudar o corte de cabelo, as roupas e até deixar crescer a barba, pois a Apple promete que ele vai continuar a te reconhecer (inclusive no escuro!)

Os sensores de reconhecimento do iPhone X (que não são poucos), diferentes de outras tecnologias do tipo, usam mais de 30.000 pontos infravermelhos para garantir que uma mera fotografia do seu rosto não seja capaz de desbloquear o telefone.  A tecnologia do Face ID permite desbloquear o aparelho, além também de autorizar pagamentos no Apple Pay e a acesso a aplicativos de terceiros.

As novas câmeras  permitem a melhor qualidade de vídeo já capturada por um celular, com melhor estabilidade de vídeo, resolução em 4K, 60 quadros por segundos e slow motion em 240 quadros por segundo.

Além do Face ID, a nova câmera TrueDepth permite... animar emojis. Os sensores reconhecem suas expressões faciais e as transfere para um dos doze emoji disponíveis, incluindo um panda, uma raposa e, claro, o emoji de cocô.
O iPhone X chega ao mercado dia 3 de novembro, com modelos de 64 GB e 256 GB de capacidade e custando a partir de U$ 999 (ai!). Preços e disponibilidade no Brasil não foram divulgados, mas eu prepararia o bolso se fosse você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...