sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Congresso apresenta novos sentidos para as práticas em educação

Congresso apresenta novos sentidos para as práticas em educação


Este ano uma das grandes novidades do XII Congresso de Educação do Município são as atividades dos 158 grupos de trabalhos, promovidos por mais de 170 ministrantes, programados para esta sexta-feira (29). Os participantes já realizaram inscrições, em prazo específico. Os grupos de trabalhos, com seus variados temas, serão realizados em diversas instituições da cidade.
Plano Municipal de Educação
A construção de um plano de educação é um planejamento que envolve as esferas governamentais e a sociedade civil com o intuito de responder as necessidades sociais. Nesse sentido a primeira atividade da programação do XII Congresso de Educação do Município discutiu a “Política Educacional Brasileira e os Planos de Educação”. Participaram da mesa-redonda as professoras Arleide C. Wolff Carmargo, mestre em Sociologia Política; Elza Marina da Silva Moretto, secretária-adjunta da Educação de Santa Catarina e coordenadora do Fórum Estadual de Educação; Édna Côrrea Batistotti, coordenadora estadual da Rede de Assistência Técnica e mestre em Engenharia de Produção; e Maria dos Prazeres Coelho Waltrick Cruz, coordenadora de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação.
“Esta mesa-redonda repassou informações aos participantes do Congresso de como foram elaborados os planos nacional, estadual e municipal de educação e de que forma acontece o processo de monitoramento e avaliação, cujo objetivo é garantir o cumprimento das metas e estratégias dos respectivos planos”, explicou a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira.
Conferência de Abertura com a filósofa Viviane Mosé
A conferência de abertura foi realizada pela poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane Mosé. Ela é mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Niestzsche e a grande política da linguagem em 2005 pela editora Civilização Brasileira.
“Devemos nos educar permanentemente para vivermos aprendendo. Isto é de fundamental importância na formação das pessoas”, comentou.
Apresentações culturais
Grupos de alunos da rede municipal de ensino se apresentaram, durante a cerimônia de abertura do Congresso, nos mais variados estilos como: orquestra, música e dança.
Valor arrecadado com as inscrições será revertido para as unidades escolares do município
Uma novidade anunciada na abertura do XII Congresso de Educação do Município é que o valor total arrecadado com as inscrições dos participantes será revertido para as unidades escolares do município, de forma igual, na ajuda de pequenas despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...