quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa alinha conhecimento sobre diretrizes em Lages



Em torno de 300 professores compareceram à capacitação de terça, entre profissionais municipais de Lages, Correia Pinto, Campo Belo do Sul e Painel, e da rede estadual

A rede pública municipal de ensino, assim como determina o Ministério da Educação (MEC), tem permanentemente despendido seus esforços sobre metodologias para melhorar o processo ensino-aprendizagem no dia a dia e que as crianças saibam ler, escrever e interpretar sem atrasos ou prejuízos ao seu desenvolvimento, tanto de forma etária quanto intelectual. E trabalhar a base é fundamental. Aproximadamente seis mil alunos fazem parte da rede municipal do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Na noite desta terça-feira (5), educadores estiveram reunidos no Teatro Marajoara para a aula inaugural e abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um programa do governo federal aderido pelos municípios em 2012. E em todos os anos as cidades necessitam fazer uma renovação. Em torno de 300 professores compareceram à capacitação de terça, entre profissionais municipais de Lages, Correia Pinto, Campo Belo do Sul e Painel, e da rede estadual. Foram convidados todos os professores em sala de aula do 1º ao 3º ano e pré-escola, novo público-alvo do MEC. A secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, prestigiou o evento.
No início houve a apresentação de 20 estudantes do Projeto Violinistas Aprendizes, iniciativa do Programa Mais Novo Educação, desenvolvido nas escolas municipais Mutirão, Professor Eduardo Pedro Amaral e Prefeito Waldo Costa. Ao todo são 60 violinistas.
Na programação central do evento, abordagens de dois coordenadores do Pnaic, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Clara Iracema Bewian (formadora estadual) e José Antonio Gonçalves (formador regional). A formadora regional da Ufsc, Carla Cristofolini, participou através de vídeo. Na noite de terça foram quatro horas de capacitação. Este mês ainda haverá mais 16 horas de formação e demais outros encontros nos meses seguintes, até final do ano. 
A meta número 5, do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, diz respeito à alfabetização de todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade durante os cinco primeiros anos do Plano Nacional de Educação e estabelece um denominador comum, gerando um compromisso para toda a sociedade brasileira, uma obrigação elementar da Educação. O texto da meta relata, ainda, que a idade limite de oito anos está posta apenas para os primeiros cinco anos de vigência do Plano. Do sexto ao nono ano, as crianças deverão estar alfabetizadas aos sete anos. E no décimo ano do Plano, todas as crianças de seis anos deverão estar alfabetizadas.
O engajamento da escola, família e sociedade compreende um compromisso formal e solidário para que a meta 5 seja cumprida. “Estamos aqui por nossas crianças. Juntos iremos trilhar um caminho por elas”, pontuou a secretária Valdirene em seu discurso de boas-vindas.


As peculiaridades de 2017

A aula inaugural foi direcionada a educadores de pré-escola de Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e ao Programa Novo Mais Educação, as novas adesões de 2017, porém, desde 2013 se trabalha com os professores lecionadores do 1º ao 3º, com atuação já habitual para o alcance da meta. “E o depoimento das diretoras, em relação aos professores que já fizeram Pnaic, é muito positivo”, justifica a coordenadora do ensino fundamental I (anos iniciais) e coordenadora local do Pnaic, Simone Feldhaus. Em Lages, a Secretaria da Educação realizou a renovação do Pnaic em julho e está ocorrendo a capacitação do grupo de 11 professores formadores para se trabalhar diretamente junto aos educadores.
O quadro de professores que aderiram ao Programa está sendo fechado. Em anos anteriores, os professores cursistas recebiam uma bolsa do governo federal. Em 2017 a Secretaria da Educação foi surpreendida, pois embora o governo federal não tenha disponibilizado a ajuda financeira, houve adesão significativa.
A coordenadora Simone Feldhaus esclarece que há uma novidade neste ano. Em 2017 o governo federal incluiu a pré-escola e professores que atuam junto ao Programa Mais Novo Educação, ao Pnaic. “Pois havia uma lacuna grande entre a educação infantil e os anos iniciais. Inclusive, o professor José Antonio, um dos palestrantes, abordou situações de matemática, em que algumas atividades e brincadeiras realizadas na pré-escola estão relacionadas e influenciam no desenvolvimento da criança para quando chegar à fase de alfabetização”, pontua. Em anos anteriores o Pnaic atendia somente do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o ciclo de alfabetização.
Entenda mais
O Plano Nacional de Educação determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, e que assim se promova garantia ao acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais.
Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior.

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