A Nissan anunciou nesta sexta-feira (28) um recall para o reparo dos airbags fabricados pela empresa japonesa, Takata, responsável pelo equipamento que causou ao menos 19 mortes pelo mundo e resultou no maior recall da história.
Ao todo foram convocados 145.902 carros pela montadora. Entre eles, são 80.378 unidades que vão precisar trocar o gerador de gases do airbag do motorista dos modelos Tiida, Tiida Sedan, Grand Livina, Livina X-Gear e Frontier, fabricados entre 2012 e 2014.
E outros 116.77 para a substituição do gerador de gases do airbag do passageiro, os modelos são o Tiida, Tiida Sedan e Frontier, fabricados entre 2007 e 2014.
De toda a convocação, 51.253 unidades precisarão ter trocadas ambas as bolsas infláveis.
Todos os modelos já foram chamados para reparos, porém com datas de fabricação diferente.
Airbag do motorista:
Airbag do passageiro:
Por que é necessário o ajuste?
Quando a bolsa é acionada – como acontece em casos de colisões – os gases do airbag podem resultar em uma pressão excessiva e resultar em estilhaços de metais dentro do carro, resultando em danos físicos ou até fatais aos ocupantes dos veículos.
O tempo estimado para o reparo é de 1h e não há cobranças aos proprietários.
A substituição do airbag do motorista será iniciada a partir da próxima terça-feira (1). Já o reparo no airbag do passageiro terá início a partir do dia 23 de outubro para os modelos Tiida e Tiida Sedan; os modelos Frontier apenas no dia 11 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário