quarta-feira, 5 de julho de 2017

Professores do maternal passam por curso de formação



Trabalhar com crianças possibilita aos professores criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque elaborar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo. Para facilitar e qualificar o trabalho dos professores da educação infantil, a Secretaria Municipal da Educação oferece cursos de formação ao longo do ano. Ontem terça-feira (4) foi a vez dos profissionais que atuam nas turmas dos Maternais, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEIMs).
Algumas formações como esta já foram realizadas com as turmas do Pré-Escolar, dos Berçários, auxiliares de direção e diretores dos CEIMs. Os encontros ocupam, geralmente, os períodos matutinos e vespertinos, dividindo os professores em dois grupos. O Maternal 1 atende crianças de até 1 ano e oito meses, e o Maternal 2, crianças de 3 a 4 anos. As atividades propostas normalmente são realizadas de forma mais lúdica, propiciando aos pequenos alunos momentos prazerosos da infância.
Durante as formações cria-se um espaço descontraído, onde muitas brincadeiras que poderiam ser feitas em sala de aula, como sugestão dos orientadores, são desempenhadas na prática, com brinquedos confeccionados pelos próprios professores com materiais recicláveis. “Procuramos trazer para as formações a alegria existente na educação infantil, com a vivência diária com as crianças, para que os profissionais saiam daqui mais motivados e inspirados a ter a prática pedagógica com um olhar mais cuidadoso e carinhoso com os pequenos”, comenta uma das formadoras, Elen Padilha, que por muito tempo também integrou um grupo de contadoras de histórias.
Neste encontro foram trabalhadas como tema central as implicações pedagógicas da música e da contação de histórias na educação infantil. “São duas ferramentas básicas para se trabalhar o desenvolvimento da criança, enriquecendo a parte pedagógica. Buscamos fazer uma educação infantil mais brincante e menos escolarizante, pois as crianças já terão uma vida toda de aprendizado sistemático pela frente, e elas também precisam brincar”, diz Elen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...