domingo, 9 de julho de 2017

HPV aumenta os riscos de câncer de boca e garganta entre os jovens

Slide 1 de 8: Há alguns anos, os diagnósticos de câncer de boca e garganta eram quase que exclusivamente detectados em pacientes acima de 50 anos. Atualmente, esse cenário está diferente: a contaminação está menor entre os adultos e cresceu entre os jovens, chegando em até 40%, segundo dados do Hospital Oncológico A.C.Camargo Cancer Center. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o quinto que mais atinge homens brasileiros, somente atrás dos de próstata, traqueia, brônquio e pulmão, cólon e reto e estômago.

Há alguns anos, os diagnósticos de câncer de boca e garganta eram quase que exclusivamente detectados em pacientes acima de 50 anos. Atualmente, esse cenário está diferente: a contaminação está menor entre os adultos e cresceu entre os jovens, chegando em até 40%, segundo dados do Hospital Oncológico A.C.Camargo Cancer Center. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o quinto que mais atinge homens brasileiros, somente atrás dos de próstata, traqueia, brônquio e pulmão, cólon e reto e estômago.
Slide 2 de 8: Mesmo que o cigarro e o álcool sejam as principais fontes desses cânceres, outro fator de risco surgiu: o papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, transmitido pelo contato com secreções, não necessariamente pelo ato sexual. Fabiana Quaglio (CROSP 71255), membro da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explica a relação entre as duas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo de SC apresenta proposta para alterar Leis do Universidade Gratuita e Fumdesc

  O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou uma proposta para alterar as Leis nº 831 e nº ...