quinta-feira, 27 de julho de 2017

Carahá será desassoreado no trecho margeado pela Avenida Belizário Ramos

Carahá será desassoreado no trecho margeado pela Avenida Belizário Ramos

As obras de desassoreamento do rio Carahá contemplam extensão de cerca de 7 mil metros, contando com recursos do governo do Estado. Os trabalhos abrangem o leito e margens do rio em toda a extensão da Avenida Belizário Ramos (Carahá), incluindo o desassoreamento do afluente que desce a partir do bairro Triângulo.

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Antonio Ceron anunciou que as obras iniciarão já no dia 31 de julho, às 9 horas, começando pelo canal da avenida Carahá, localizado na baixada do bairro Triângulo, e dali se estendendo por todo o anel central desta avenida (contorno de grande parte da área central da cidade), até o bairro Caça e Tiro. A execução dos trabalhos será feita por servidores e maquinários do município, com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Obras.

Há cerca de 50 anos, outra importante obra de melhoria urbana, realizada no leito e margens do rio Carahá, feita pela prefeitura, foi financiada com recursos do extinto Departamento Nacional de Obras (DNOS). Tratava-se, na época, de obras de retificação e implantação de muretas de concreto para delimitar o canal fluvial. Porém, com o passar do tempo, as enxurradas e a erosão destruíram parte dessas muretas, além de provocar o assoreamento, marcado pelo acúmulo exagerado de terras e areia às margens do rio. Com isso, grandes barrancas de terra e areia obstruem, hoje, a passagem das águas, diminuindo consideravelmente a vazão do rio.

O rio Carahá nasce na Área Industrial (região da Cidade Alta), e passa a contornar parte do centro da cidade a partir do ponto em que começa a ser margeado pela Avenida Carahá (próximo ao cruzamento com a Rua Mateus Junqueira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuintes receberão carnês do IPTU com desconto de 9% pelos Correios

  Equipes da prefeitura trabalham na separação e preparação dos carnês, antes de serem emitidos. Serão enviados aproximadamente 53 mil carnê...