sexta-feira, 19 de maio de 2017

Vacinação contra Tuberculose é oferecida no período da manhã na Central de Imunização

Vacinação contra Tuberculose é oferecida no período da manhã na Central de Imunização

Para otimizar os recursos disponíveis e reduzir desperdícios, a Central de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Lages, comunica que a aplicação da vacina BCG (contra tuberculose) está sendo realizada na Central somente no período da manhã, das 8h às 12hs.

“Cada frasco da vacina contém dez doses, mas que só podem ser administradas até 6h depois de aberto. Observamos que muitos frascos estavam sendo descartados quando abertos durante a tarde”, explica Sumaya Furtado Pucci, gerente da Vigilância Epidemiológica.

A doença
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. É transmissível e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença. Contanto, a doença é curável.

Transmissão
A doença é transmitida via aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam partículas no ar. Porém, a tuberculose não se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos. O contato direto com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com a bactéria causadora da doença.

Tratamento
Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento é gratuito, tendo duração de, no mínimo, seis meses, e é necessário tomar diariamente o medicamento. Há casos em que o tratamento precisa ser estendido por mais tempo, a depender da avaliação clínica e de resultados de exames laboratoriais. Para obter a cura, é necessário completar todo o tratamento. A falta de adesão, o abandono ou o uso irregular dos medicamentos podem causar resistência dos bacilos ao tratamento, o que complica o quadro clínico e demanda tratamento por um maior período de tempo (18 a 24 meses).


Prevenção
Para se prevenir contra a tuberculose é importante vacinar as crianças menores de quatro anos de idade com a vacina BCG, tratar pessoas infectadas com maior risco de adoecer e efetuar medidas de controle de infecção.


A Central de Vacinação funciona junto a Vigilância Epidemiológica, na Rua Sebastião Furtado, no horário das 8h às 12h e das 14h as 18h.

Com informações do site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...