No sábado (6), servidores comissionados de diferentes repartições do Município fecharam a primeira etapa da capacitação sobre prevenção de acidentes e atendimento a vítimas de ocorrências em Defesa Civil. O primeiro dia da qualificação aconteceu na quarta-feira (3), . Nesta oportunidade, durante os dois dias de aperfeiçoamento, os funcionários municipais receberam noções Pertinentes a primeiros socorros, entre outros entendimentos relacionados à ementa, incluindo treinamento prático.
As aulas são ministradas na sede do próprio Corpo de Bombeiros de Lages e terão sequência nos dias 10, das 18h às 22h, e 13 de maio, das 13h às 19h. O intervalo é de 15 minutos. O objetivo principal é preparar os agentes voluntários de Defesa Civil de forma adequada para contribuir no suporte às pessoas nas ocorrências de cheias, enchentes, inundações, vendavais, deslizamentos de terra, chuvas de granizo e incêndios, além de disseminar informações sobre medidas de precaução.
O projeto de capacitação foi criado pelo secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do município, Jean Felipe Silva de Souza, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em parceria com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).
No total serão 20 horas/aula de curso, compreendendo conceitos de noções de Defesa Civil; ações preventivas; redução e prevenção de desastres; primeiros socorros (avaliação inicial da cena, sinais vitais, ferimentos, hemorragia, fraturas, queimadura, choque elétrico, desmaios); práticas de primeiros socorros (imobilização e contenção de hemorragias); práticas com embarcação a motor e a remo, e noções de prevenção e salvamento em ambientes aquáticos - treinamento no Salto Caveiras.
Um convênio firmado entre a Prefeitura e os Bombeiros rege que os militares irão assessorar o poder público municipal nos assuntos ligados à Defesa Civil e à segurança contra incêndios.
O assessor de governo, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco), opina ser o curso uma oportunidade interessante de interação com os Bombeiros instrutores, além de poder construir conhecimento em favor da população. “Poderemos atuar intervindo em favor das pessoas em situação complexa. No aspecto de ser humano e gratificante poder interferir para ajudar a salvar vidas e, profissionalmente, entendo que todo servidor público deve aprimorar saberes para prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade à comunidade”, reitera.
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