quarta-feira, 17 de maio de 2017

Avenida Papa João XXIII passará por mudanças gradativas até o final do ano

Avenida Papa João XXIII passará por mudanças gradativas até o final do ano

A Diretran está planejando mudanças vultuosas na avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis. A primeira operação a ser executada será no sentido de descida (bairro/centro), em que existem duas pistas. A do lado direito, na altura do semáforo, dá acesso unicamente à Avenida Belizário Ramos (Carahá) em direção ao Triângulo. Em parceria com a Secretaria de Planejamento e Obras será alargada a passagem de veículos sobre a ponte do rio Carahá, dando acesso à direita (Carahá); à frente, em direção à Rua Castro Alves (acesso à Praça Joca Neves), ou opção de dobrar para a rua São Joaquim (Praça da Fraternidade). Portanto, serão três opções de acessos neste sentido.
É possível caber dois carros lado a lado na pista de descida, pois a situação está dimensionada. A pista suportará dois veículos até a altura dos Materiais de Construção Ambrósio. Após este trecho haverá estreitamento. Não será necessária a retirada de estacionamentos laterais.
A passagem de pedestre, hoje elevada ao lado do corrimão da ponte, será estreitada e nivelada ao asfalto, garantindo a segurança. As mudanças relacionadas à descida e ao alargamento da via sobre a ponte começaram a ser executadas nesta terça (16). Do lado direito, sentido subida, será proibido estacionamento do lado direito, desde os Materiais de Construção Ambrósio, evitando fila única e abrindo mais uma pista de rolamento. Deste lado, todos os pontos de estacionamento serão proibidos.

Melhor divisão de fluidez

A medida visa desafogar o trânsito na descida da Papa João XXIII, repartindo a carga em cada pista. O coordenador de Segurança e Trânsito, Jacinto Bet, explica que atualmente há pouquíssimos carros na pista da direita e entre 40 e 60 na pista da esquerda, para seguir em frente ou dobrar para a Carahá. “O congestionamento, por diversas vezes, ultrapassa o trecho do depósito do Supermercado Myatã.” A única proibição de estacionamento neste sentido da via será a partir de um depósito da Semasa, em uma curva, possibilitando o movimento de dois carros simultaneamente.

Passagem de bicicletas

Quanto à subida, a ciclovia na Papa João XXIII será deslocada, pois atualmente há impedimento da subida de dois veículos. A ideia é realocar a ciclovia para a calçada, que tem quatro metros. Serão destinados dois metros para a ciclovia e dois para os pedestres, sendo possível o tráfego de dois carros ao mesmo tempo. “A ciclovia está implantada desde o cruzamento com a floricultura até a Rua Joinville e é muito larga. Hoje, o cidadão que ter um caminhão pesado a sua frente na subida terá transtornos. Uma fila enorme se formará. Será pista dupla e haverá somente estacionamento em pontos comerciais”, pontua Jacinto Bet.  
Conforme aponta o coordenador, na questão de mobilidade será mantida a ideia de implantação de ciclovias, de acordo com determinação da administração Antonio Ceron. “É o que existe de mais moderno no mundo. Temos de 15 a 16 quilômetros de ciclovia em Lages (as maiores estão nas avenidas Carahá, Duque de Caxias e Dom Pedro, e Rua Humberto de Campos). Nossa intenção é, até o final deste mandato, duplicar este número. O Poder Público deve oferecer condições de segurança para que as pessoas possam praticar. Após, aí sim, estimular o ciclismo.”
A ciclovia da Papa João XXIII foi estudada beneficamente, “talvez tenha sido mal dimensionada, exagerada na largura, ou poderia ter sido projetada em cima da calçada, que hoje é muito larga. Passam poucos ciclistas e poucos pedestres naquela área. Entretanto, sua existência é salutar. Não será extinguida, pelo contrário”, sublinha o coordenador.

Demais modificações

No complexo da Papa João XXIII, a Diretran percebeu uma dificuldade de os moradores do Petrópolis tomar a principal avenida através da Rua Joinville (em frente ao Mosteiro Nazaré). Há uma forte inclinação prejudicial à visibilidade aos motoristas, tanto os que desejam seguir à direita, ou converter à esquerda, além de dificultar o arranque. Diretran e Secretaria de Planejamento e Obras estudam formas de engenharia para resolver o impasse. Uma delas seria a proibição da saída pela Joinville (descida normal e livre circulação), com acesso pela Rua Blumenau (em frente à Uniasselvi). Uma cancela seria posta como bloqueio com a inscrição “Proibido continuar”.
A segunda opção seria desviar a Joinville na saída (subida), com passagem pela direita no topo da Papa João XXIII. Ou seja, os carros subiriam pela Joinville e ao chegar na referida avenida dobrariam à direita numa faixa de domínio do Município, para então fazer a travessia em superfície plana. Uma terceira opção seria a proibição da saída pela Joinville, com acesso pela Blumenau e chegada a uma nova rótula na chegada à Papa João XXIII, solucionando também um problema relacionado ao movimento de alunos da Uniasselvi. Outra ideia seria acessar a faixa de domínio já mencionada e ser implantada uma rótula no meio da Papa João XXIII, entre os acessos à Joinville e Blumenau, em frente a uma residência azul, atribuindo segurança e melhor visibilidade. Todas as possibilidades estão sendo estudadas. “Sob meu ponto de vista, a solução mais rápida, prática e barata seria a proibição da saída pela Joinville, com acesso à Blumenau e a instalação de uma rótula.”
Estuda-se, ainda, uma travessia elevada (lombada) próximo ao posto de combustíveis, onde há intensa conversão para a esquerda (descida), com acesso aos bairros Beatriz, Gralha Azul e São Pedro. Poderá ser implantado um refúgio aos carros ou um redutor de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...