quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Trânsito sofrerá mudanças em Lages

Município propõe mudanças arrojadas no trânsito com finalidade de melhorar a mobilidade

Um dos percalços enfrentados diariamente por quem vive em Lages diz respeito ao caos no trânsito, do qual praticamente todas as pessoas são dependentes, nos horários de pico nos três períodos do dia. Automóveis, motos, caminhões, ônibus, motos e até bicicletas e pedestres formam um emaranhado nos minutos de chegada e saída de escolas, universidades e locais de trabalho no centro da cidade. Pressa e atraso para seus compromissos atormentam a cabeça dos motoristas, causando transtornos e acidentes de pequena, média e grande monta. Entrave não exclusivo só nas metrópoles, com o aumento do número de carros emplacados todos os anos, são mais de 104 mil veículos em Lages
As Mudanças
A  rua Rui Barbosa retorna ao sistema de estacionamento rotativo. De ordem mais complexo, na rótula das ruas Marechal Floriano e Deodoro da Fonseca, Afonso Ribeiro e Santa Cruz, é possível ver os ônibus de transporte coletivo fazerem uma manobra perigosa à esquerda para acessar a Afonso e chegar até o Terminal Urbano. A referida rótula passará por um novo direcionamento, com diminuição. E para melhorar o deslocamento dos ônibus, as ruas Santa Cruz e Monte Castelo (pontos de estacionamento pelo menos de um lado serão eliminados, com pista de quatro metros) terão sentido invertido, em vez de subida será descida, em que os veículos passarão até cruzar a Otacílio Vieira da Costa em direção ao antigo Mercado Público, saindo na Carahá e acessando o Terminal pelos fundos, em um novo contorno, na direita livre. Por sua vez, o sentido da Afonso Ribeiro mudará para subida, na Praça Joca Neves.  Rótulas e canteiros de direcionamento serão instalados. Está em estudo questões de mudanças na rua de acesso ao Supermercado Klöppel acerca da manutenção de mão dupla ou mudança para contramão para evitar-se invasões de pista.
A Frei Gabriel
 
A rua Frei Gabriel, no Centro, é um dos principais gargalos. Até o final deste ano a ideia é implantar um binário no sentido de descida nesta via, até a rótula com a rua Frei Justino. Serão utilizadas quatro pistas de rolamento (duas de subida e duas de descida), pois as laterais de estacionamento serão eliminadas. No sentido de descida, do lado direito, haverá uma canaleta para uso exclusivo de embarque e desembarque de alunos do colégio Santa Rosa de Lima. Portanto, as pessoas que devem descer sentido aos bairros passarão do lado esquerdo em relação ao carro parado.
No sentido contrário, de subida, os veículos que desejam acessar ao colégio deverão se colocar no centro da pista e o lado direito ficará livre para os demais, o que deixará de travar o tráfego e causar longas filas.
Haverá duas opções em direção ao Centro: Seguir pela rua Coronel Córdova, que deverá ser de único sentido, somente subida ou a rua Caetano Vieira da Costa, que passa pelo Centro Cultural Vidal Ramos Júnior, saindo na rua Coronel Serafim de Moura. A confluência das ruas Otacílio Vieira da Costa e Coronel Córdova deverá receber uma rótula. Há possibilidade de ser rompido o canteiro da avenida Dom Pedro II na altura do colégio Industrial e fazer uma ilha para os motoristas que desejam subir ao Centro pela Coronel Córdova, sem necessidade de fazê-lo somente pela Frei Gabriel.

Viaduto na Lauro Müller

Outra mudança é sobre a rua Lauro Müller, que captará o tráfego na altura da Marechal Floriano em ponto diferenciado do atual, terminando na avenida Belizário Ramos (Carahá). Restam algumas indenizações para serem feitas em relação a este trajeto. Para o ponto de chegada da Lauro Müller com a Carahá, na altura da rua Baependi, há um projeto de implantação de um viaduto em forma de S, com descarregamento de trânsito na avenida Brasília que, por sua vez, poderá se prolongar até a rua Fausta Rath. Para tal será feita a transposição da avenida e do rio, nos dois lados. 
Na altura da sede do Sesc, na Dom Pedro II e da Rodoviária Dom Honorato Piazera será eliminada faixa de estacionamento para ser implantada uma terceira pista, em direção ao Coral. Embarque e desembarque serão feitos no local das viaturas da Diretran, no lado de dentro do pátio da Rodoviária. “Houve conversa com o Sesc e foi consensual, em comum acordo. Há possibilidade de se abrir um portão do lado da  Rodoviária.

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