A cada Natal as emoções afloradas são as mesmas e se confundem dentro das mentes e dos corações de cada ser humano do planeta. Um misto de alegria, tristeza, nostalgia, saudade e esperança. Para milhares de famílias brasileiras 2016 não foi um ano fácil, mas é preciso cruzar os dedos, fazer novas tentativas e tomar atitudes diferentes ao longo do próximo ano que se avista logo ali. Em Lages, o Natal Felicidade, maior evento da Serra Catarinense alusivo ao nascimento de Jesus Cristo, foi desmembrado em 23 noites com uma programação cultural repleta de boas opções para todos os estilos e gostos. Mais uma vez, como ocorre desde 2013, a música foi o carro-chefe e embalou a magia que é o Natal lageano. O evento é promovido pela Secretaria do Turismo, com parceria do Ministério do Turismo e da Cultura, com apoio de patrocinadores.
As celebrações da noite deste 23 de dezembro, última noite da programação minuciosa e rigorosamente montada para bem agradar ao público, marcaram a antevéspera do dia mais aguardado do ano. Para começar, a plateia presenciou uma chegada inusitada e radical. Papai Noel, diferentemente do tradicional “bom velhinho” de sempre, desceu de rapel por uma das torres da Catedral Diocesana. O personagem símbolo do Natal desceu acenando por vezes às crianças que, abismadas, olhavam atentamente cada passo pela parede. Já no solo, Papai Noel foi logo aconchegado e acariciado pelos pequeninos que tanto demonstram seu carinho pelo senhor de roupas vermelha e barba branca.
Em seguida, a projeção mapeada em três dimensões foi apresentada, com intervenções do famosos duende narrador da história que passa pela fundação de Lages até seus avanços mais recentes através de uma moderna pesquisa em um tablet com o uso de hashtags. O duende colorido saudou lageanos, vizinhos de Lages e turistas e invadiu a rua perguntando às pessoas “O que é felicidade para você?”. Ao final de sua passagem, às gargalhadas, festejou: “Desejo a vocês um Natal cheio de paz, alegria e felicidades.”
A Lages do desejo de todos
O prefeito Toni Duarte comemora o êxito e a receptividade das pessoas. “O Natal, magicamente, traz consigo a fraternidade e a partilha. Uma data que nos deixa mais sensíveis e mais amorosos, com vontade de abraçar mais e beijar mais. Lages tem sim muito o que comemorar, especialmente agora no Natal Felicidade. Nossa cidade cresceu nos últimos anos,s e tornou ainda mais especial, conquistou tantos desejos que antes eram somente planos, retirou do papel anseios antigos, solucionou problemas do passado, reanimou sua gente. A nossa cidade vai bem, e está preparada para um futuro promissor”, avalia o prefeito Toni Duarte, sublinhando que, “Lages voltou ao destaque nacional, superou desafios, evidenciou suas riquezas e sua economia vem melhorando a cada investimento, a cada prospecção de negócios. Podemos nos orgulhar de termos um shopping, voos regulares para São Paulo, um time forte sob os holofotes, empresas realmente comprometidas com o nosso desenvolvimento, obras em toda parte.” Numa gestão de parceria com o ex-prefeito Elizeu Mattos, fomentador do Natal Felicidade, Toni lembra que esta mesma união deve ser mútua também entre a população. “Baseado em todas estas boas notícias e certo de que podemos ir ainda mais longe, desejo que, neste dia em que mais uma missão se cumpre, Lages seja ainda mais imponente em 2017 e continue um bom lugar para você morar, para seu filho construir sua história. Feliz Natal, Lages e um próspero futuro ao nosso povo.”
O secretário do Turismo, Flávio Agustini, reforça que não se poderia deixar de trazer surpresas aos espectadores neste dia 23, último dia de Natal Felicidade. “É fruto do esforço de inúmeras pessoas, trabalhadoras da Secretaria do Turismo, Prefeitura, patrocinadores e parceiros. Foi um grande evento. A comunidade é sempre amiga e aprovou a ideia desde 2013, fazendo com que o Natal Felicidade seja um sucesso, gere trabalho e renda, atraia a mídia, fomente o turismo e proporcione trabalho para 1.200 artistas e quase cinco mil artesãos.” A lição e o legado deixados podem ser visualizados nos relatórios da Secretaria do Turismo, além das atividades do Conselho, Plano Fundo e eventos. “Alcançamos a marca Natal Felicidade. Foi um desafio, porém, conseguimos criar um evento focado na sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica.”
Um céu colorido de amor e de braços abertos para 2017
Um show de fogos de artifício, com sincronia de luzes no céu do Centro de Lages, maravilhou os visitantes ao longo de 12 minutos, marcando o final desta edição do Natal Felicidade. Antes, o Coral e Orquestra Sinfônica de Lages, sob a regência de Joed Jeffer Ferreira de Mello, novamente chegaram ao palco do Largo da Catedral e registraram este momento único no calendário de 2016. O cantor e compositor lageano, Daniel Lucena, do grupo Expresso Rural, além de Luiz Meira, Danieli Porto e convidados, marcaram presença e foram grandes estrelas da noite.
Confraternização sustentável
O Natal Felicidade tem como premissa a sustentabilidade social e ambiental, gerando trabalho e renda para os artesãos locais e regionais que utilizam como matéria-prima produtos de baixo impacto ambiental como pets, pneus e lâmpadas LED. Neste ano novamente houve a compensação da emissão do gás carbônico (neutralização do carbono) de toda a iluminação numa parceria com o Instituto Vianei com o selo Natal Felicidade - evento ecologicamente correto. A compensação foi feita através do plantio de 1.665 árvores nativas, plantadas por agricultores familiares e povos indígenas parceiros do projeto, resultando o Natal Felicidade em um evento neutro, sem danos ao meio ambiente.
Uma referência a ser copiada
Entre os dias 1º e 23 de dezembro, em torno de dois mil artistas se apresentaram no evento no palco do Largo da Catedral, no Teatro Marajoara e no Parque Jonas Ramos (Tanque), componentes das mais de 120 apresentações, entre encenações de teatro, corais, orquestras e musicais. Duas das maiores atrações, as mais esperadas, foram a Família Lima e o Padre Fábio de Melo. Estes espetáculos foram viabilizados através de emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto, no valor de R$ 200 mil. O acesso aos shows foi totalmente gratuito. O Natal Felicidade de Lages é um dos maiores eventos de Natal do Brasil, atraindo mais de 400 mil turistas.
Um mix de atrativos paralelos atraiu os olhares do público e abrilhantou o encantamento principalmente das crianças: Túnel Encantado, na rua Nereu Ramos, com mais de 300 metros de extensão e mais de 200 mil lâmpadas de LED; Águas Dançantes no chafariz do Calçadão da Praça João Costa; Banda e Casa do Papai Noel; Desfile Parada de Natal no Túnel Encantado; Bondinho do Papai Noel; Feira Serra Artesanal; Presépio Harmônico, e Magia de Natal com a projeção em três dimensões na fachada da Catedral Diocesana. O Natal Felicidade conta com o patrocínio do Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura, Caixa Econômica Federal (CEF), Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Havan, Klabin, Arteris, Engie, Governo do Estado de Santa Catarina, Supermercados Martendal e Myatã, NDDigital, JJ Thomazi madeiras, Transul, Favorita, Britaplan, American Oil e SuperAuto Ford, com apoio cultural da Fundação Cultural de Lages (FCL), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Polícia Militar (PM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário