A Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma ação de conscientização a ser realizada no dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Está sendo preparada uma ação no calçadão da praça Praça João Costa, durante o dia todo, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e diversas Ongs com orientações preventivas e a realização de testes rápidos.
No sábado, dia 3 de dezembro, esta ação de conscientização ocorrerá no Lages Garden Shopping. “Estamos preparando atividades de sensibilização e prevenção em relação à doença, que vem crescendo nos últimos anos, no Brasil e também em Lages”, informa a gerente da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Márcia Spíndola. A falta do uso do preservativo nas relações sexuais é o principal fator de transmissão da doença. Márcia informa que atualmente 558 pacientes retiram mensalmente os medicamentos para tratamento da doença na Secretaria de Saúde. Os números apontam que, em 2016, 143 pessoas foram notificadas com o vírus HIV.
O programa DST/HIV/AIDS iniciou as atividades em meados de 1994, e no ano de 2015 passou a denominar-se IST/AIDS. O programa disponibiliza uma rede de atendimento e educação em saúde, e distribui mensalmente 50 mil preservativos em Lages. “Durante o mês de dezembro, todas as Unidades de Saúde estarão trabalhando a prevenção, com a intensificação da distribuição de preservativos e material informativo sobre a Aids, e também com a realização dos testes rápidos”, explica a coordenadora do programa, Luciana Santos Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário