A prefeitura de Lages foi parceira da segunda edição do projeto “Cidadão do Bem”, realizado neste sábado (19), em 25 cidades catarinenses simultaneamente. Esta é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) juntamente com outras entidades. O bairro beneficiado desta vez foi o Bela Vista/Promorar e comunidades adjacentes. O evento esteve concentrado na Escola de Educação Básica (EEB) Armando Ramos de Carvalho.
Na ocasião, foram oferecidos gratuitamente serviços básicos e essenciais para toda a população, como orientações jurídicas e de crédito, saúde preventiva, além de informações e atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
A administração municipal disponibilizou serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro, além do programa Bolsa Família e equipes da Unidade Básica de Saúde do bairro e da Secretaria de Saúde, que prestaram orientações em geral, exames e avaliações, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e também orientações focadas na saúde bucal. Uma atividade que chamou a atenção, principalmente das crianças, foi a apresentação na prática dos estudos da “Neurobiótica”, que estimula o desenvolvimento do exercício para o cérebro a partir do desconhecido.
O evento também contou com a parceria da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que levou a oficina de matemática, com jogos lúdicos, despertando o interesse pelas exatas através de brincadeiras e também a oficina de origami. Teve ainda palestras sobre os direitos das mulheres, redes de apoio ao enfrentamento ao uso de drogas, Contação de História, lazer para as crianças e distribuição de pipoca e algodão doce.
Rede de parcerias em prol da comunidade
O objetivo do Sesc, com esta ação é proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade, visando um programa de responsabilidade social integrado. A primeira edição realizada em abril mobilizou 16.500 pessoas e 410 parceiros. “Formamos uma grande rede de parcerias em prol do desenvolvimento social, para garantir a proteção e acesso a serviços básicos à comunidade, fomentando a responsabilidade, o respeito, a cooperação e a solidariedade. Nosso objetivo é contribuir no processo de transformação social da população envolvida”, salienta Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Programação Social do Sesc/SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário