quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Comunidade reivindica área pública para projeto de educação ambiental

Comunidade reivindica área pública para projeto de educação ambiental

O prefeito Toni Duarte, juntamente com os secretários da Agricultura, Moisés Savian, da Semasa, Benjamin Schultz, da Infraestrutura, Álvaro Mondadori e do Planejamento, Jorge Raineski, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (10), com idealizadores do projeto comunitário de sustentabilidade ambiental.
O projeto consiste no aproveitamento de área urbana de 4.500 metros quadrados, localizado em frente ao Centro Serra, na rua Archilau Batista Amaral, bairro Universitário. No requerimento entregue ao prefeito, juntamente com o projeto em si, consta que a comunidade local, através da Associação de Moradores, solicita que este terreno sirva de espaço público destinado à educação e práticas de atividades de sustentabilidade ambiental, coordenadas de forma coletiva pela população do município.
Trata-se de projeto elaborado numa parceria entre a Associação de Moradores do Universitário, União das Associações, Centro Serra, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro de Ciências Agroveterinárias (Cav/Udesc), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Polícia Ambiental e Centro Vianei e que no seu desenvolvimento e execução poderá contar, agora, com assessoria e colaboração da prefeitura de Lages. “O que está sendo proposto e reivindicado é a destinação da citada área pública para utilização como horta comunitária orgânica, jardim botânico, espaço terapêutico, sistema agroflorestal e espaço construído para atividades de educação ambiental”, fala a presidente da Associação de Moradores, Marsina de Lima.
Já o prefeito Toni Duarte disse que a iniciativa é nobre e agora serão avaliados os aspectos legais e de infraestrutura, tendo como base o Plano Diretor da cidade, e isso será feito pelas secretarias municipais competentes. “Acredito que o projeto tem condições de ser executado e será dada celeridade a todos esses aspectos legais e de parcerias necessárias”, acrescenta.
Dentre os participantes da reunião, realizada no gabinete do prefeito Toni Duarte, estiveram o presidente da União das Associações de Moradores de Lages, Antonio Carlos Costa, a presidente da associação do bairro Universitário, Marsina de Lima, os empresários João Cesar Pellin e Valdir Della Giustina, e o coordenador de projetos do Departamento de Agronomia do Cav/Udesc, Germano Güttler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...