PANCADAS DE CHUVA - RAIOS - RAJADAS FORTES DE VENTO (LITORAL) - MAR AGITADO - RISCO DE RESSACA
A passagem rápida de uma frente fria pelo Litoral de SC e a chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com raios. As rajadas de vento superam os 80 km/h no Litoral de SC e áreas próximas entre a noite desta quinta (17) e a madrugada e manhã de sexta-feira (18/11). Fonte: Epagri/Ciram
Os ventos fortes na área litorânea associados com a passagem do sistema frontal deverá gerar agitação marítima na costa catarinense nesta quinta-feira (17) com ondas de SE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 5 metros poderão ser observadas em oceano aberto. E na sexta-feira (18/11) com ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, ondas altas de até 4,5 metros em oceano aberto, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações. Há risco de ressaca no Litoral Catarinense nestes dias. Fonte: CHM/DHN - Marinha do Brasil.
-------------------------- --------------------
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
-------------------------- --------------------
Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
-------------------------- --------------------
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário