sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Entidades, empresas e órgãos públicos promovem palestra sobre câncer de mama



Na tarde ensolarada desta sexta-feira (21) ocorreu uma programação especial voltada à programação do Outubro Rosa. Um grupo de mulheres promotoras da campanha mundial, em Lages, elaborada pela Clínica de Saúde dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Clinipom), no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), organizou a palestra “Rastreamento e prevenção ao câncer de mama e câncer de colo uterino”, com o mastologista Rodrigo Raineski e a médica Cláudia Gargioni, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Cristóvão. Acadêmicos de medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) vinculados à UBS também atuaram.
Profissionais da empresa de cosméticos Avon maquiaram mulheres da plateia e sortearam brindes. Incorporou a programação, ainda, sorteio de exames de mamografia em clínicas parceiras (Diagmed, Digimax e IMA), segundo a assistente social da Clinipom, Polícia Militar e Bombeiros, Maristela Ledo. Houve desfile de looks da loja Malu Store. A Agemed também é uma das parceiras do evento, assim como universitários de medicina do Centro Universitário Unifacvest, Secretaria da Saúde, Projeto Alô, Elô, Sesc, scouter de modelos Amauri Felisberto, Malu Store, Lages Garden Shopping e Avon.
A Clinipom conta com 12 polos no Estado, tendo a Associação Beneficente de Militares Estaduais (Abepom) como central em Florianópolis. “A ação especial foi pensada com o intuito de dar atenção a esse tópico tão frequente no cotidiano e, ao mesmo tempo, fomentar o diálogo através das palestras dos médicos Rodrigo e Cláudia”, pontua a organização.

A imagem refletida no espelho
A Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) colaborou com o evento expondo modelos de perucas cedidas gratuitamente a mulheres em tratamento de câncer, submetidas à quimioterapia e radioterapia. A coordenadora de artesanato da Samt, Elisabete Guze, representou a entidade e falou sobre o trabalho de apoio e prevenção à doença, incluindo o suporte ao Projeto Alô, Elô.
Um de seus tópicos abordados explorou a questão da doação voluntária de mechas de cabelo para a confecção de perucas. “As perucas são fabricadas em um salão em Lages. Recebemos cabelos a partir de 15 centímetros. É algo que é jogado fora e pode fazer diferença na vida das mulheres que precisam elevar sua autoestima para encarar o tratamento”, afirma Elisabete.
O Salão Nilce e Perucas é um dos colaboradores do grupo feminino de apoio terapêutico desenvolvido na Samt, produzindo perucas para empréstimos a pacientes. O recebimento de mechas, contagem, pesagem e o cadastramento devem ser realizados pelas voluntárias na Samt, na rua Frei Gabriel, 344, em frente à rótula de acesso ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da prefeitura.

Desde 1990
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro, dirigida à sociedade, focando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, um fator decisivo para a vida. O movimento surgiu em 1990, na primeira corrida pela cura, em Nova Iorque. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O Outubro Rosa da Clinipom contou com a presença do comandante da 2ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Turíbio Skonieczny; comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-corornel Alfredo Nogueira dos Santos; comandante da 2ª Região de Bombeiros Militar (RBM), coronel João Valério Borges, e comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Tadeu Steinck de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...