sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Extensão do Ceim Nossa Senhora dos Prazeres atenderá 40 crianças

Extensão do Ceim Nossa Senhora dos Prazeres atenderá 40 crianças

Aproximadamente 40 crianças na faixa etária entre zero e três anos serão atendidas em período integral na nova extensão do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Assistência Social Nossa Senhora dos Prazeres, localizado na rua Melvin Jones, 30, bairro Vila Nova, inaugurada na tarde desta quinta-feira (8). Neste local, há cerca de dois anos funcionava a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), com direcionamento de usuários para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A estrutura forma-se por três novas salas de aula. Foram executados os serviços de pinturas interna e externa, benfeitorias na rede elétrica, substituição de telhas, vasos sanitários, mobiliário e reforma de playground e paisagismo. As salas estão devidamente equipadas com artigos novos, como berços, colchões, edredons, entre outros equipamentos, a exemplo de brinquedos, parques interno e externo, sala de vídeo e refeitório. Além disto, é cumprida a programação de rotina de atividades e exercícios aos alunos, e projetos de estímulo ao desenvolvimento da criança. No evento de inauguração houve descerramento de placa e apresentação dos pequenos com canto e gesticulação da música “Gente tem sobrenome”, de Toquinho. A presidente da Comissão de Pais e Professores (CPP), Franciele Corrêa Amarante, acompanhou a solenidade.

Maior procura do berçário

A estrutura do berçário enriquece e ocasiona a melhoria para os próprios colaboradores, diante do fato de ser o de maior procura. O novo espaço ficou totalmente adaptado para este público. A extensão é dotada de seis professores, seis estagiários, uma merendeira e duas auxiliares de serviços gerais. No ambiente funcionarão berçário maternal misto. Os investimentos somam R$ 6.800 de recursos próprios do Município, sendo que o espaço está locado pelo valor de R$ 2.085 mensais. O objetivo principal da iniciativa é desafogar a demanda reprimida da lista de espera por vagas para a educação infantil na sede do Ceim Assistência, situada na rua José Francisco Wolff, 99, no bairro Bom Jesus. A extensão atende de segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min, com oferecimento de quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
A secretária da Educação, Leni Coelho Granzotto, adianta que no final de outubro deste ano serão entregues o novo Ceim Pró-Morar e a reforma do Ceim Filhos dos Funcionários, no Centro. “Cada vez mais estamos cumprindo o compromisso que é zerar a fila de espera de ingresso às creches. Agradecemos a todos que acreditam na concretização deste planejamento e parabenizamos a comunidade pela conquista. Aos colaboradores, sabemos que o Ceim está em boas mãos”. A coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi, acrescenta que desde 2013 firmou-se esta meta de tornar real a ampliação de vagas na educação infantil. “Estamos trabalhando para em 2017 possamos abrir novas matrículas em estruturas novas”, diz. Atualmente, a rede municipal atende 7.130 alunos na Educação Infantil.

Qualidade e valorização

A diretora das duas instituições de ensino, Heloisa de Oliveira Mendes, esclarece que anteriormente à implantação da extensão, no mesmo local funcionava a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nicanor Rodrigues Goulart, enquanto sua sede passava por uma reforma. Na sede do bairro Bom Jesus são atendidas 98 crianças em período integral, entre zero e seis anos, com berçário, maternal e pré-escolar. Funciona de segunda a sexta, das 7h30min às 17h30min. “A lista de espera é grande não somente para o nosso Ceim, pois estamos chamando crianças de demanda dos Ceims Suzete Conceição Soares Córdova, Noé José dos Santos e Marieta Camargo dos Santos”.
Estão sendo acionados pequeninos dos bairros Brusque, Santa Rita, Habitação, Várzea, Bom Jesus, Morro Grande e Vila Nova. As atividades com as crianças iniciaram na segunda-feira (5), contudo, com os professores, na semana passada. Para a diretora, professores, pais e comunidade em geral estão mais tranquilos diante desta ampliação da prestação de suporte à educação infantil. “E vem crescendo não apenas em números, mas em qualidade e entendimento de sua importância e valor. Trabalhar num lugar como esse é o sonho de todo professor”, conclui Heloisa.  

Mãe não precisará mais faltar ao trabalho

Daiana Antunes Torquato (28) é separada, mora com a mãe e os três filhos no Vila Nova e trabalha como doméstica. Ela e seus pequenos, Wesley, de três anos, e Nicole, de 9 anos, prestigiaram a inauguração atentamente, já que a mãe comemora o fato de que o filho mais novo, Erick, de apenas nove meses, terá um lugar certo para ficar todos os dias, sem que ela tenha de faltar ao emprego para cuidar do bebê. “Ele virá pra cá (extensão). O Wesley estuda na sede do Ceim Assistência. Para mim foi muito importante porque eu perdi muito serviço por não ter onde deixar o Erick. Ás vezes deixava com minha mãe ou com conhecidos, mas preocupada. Aconteceu de me ligarem para voltar e atender ele porque estava doentinho”, comenta, explicando que o coração de mãe fica mais calmo ao saber que seu filho estará bem alimentado e bem cuidado no Ceim. “Não vou mais perder serviço”, resume.

 Galeria Márcio Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...