domingo, 4 de setembro de 2016

Desfile na Camões Cerca de 1.200 alunos participaram da Semana da Pátria ontem

 Cerca de 1.200 alunos participaram da Semana da Pátria neste sábado

O amor ao país, civismo e menção à luta pela independência do Brasil, de Portugal, que completa 194 anos, chegaram à avenida Camões, bairro Coral, na tarde deste sábado (3). Oito escolas públicas e uma particular se apresentaram, totalizando em torno de 1.200 alunos. Pelotões, bandas, fanfarras, balizas, porta-bandeiras e de estandartes atraíram olhares durante a tarde. A principal via do Coral foi tomada por estudantes e comunidade que assistiu a mais uma edição do desfile cívico alusivo à Semana da Pátria.
Desfilaram o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Conta Dinheiro, Escolas de Educação Básica (EEBs) Rubens de Arruda Ramos, Nossa Senhora do Rosário, Godolfin Nunes de Souza, Cora Batalha da Silveira, Maria Quitéria e Zulmira Auta da Silva, além da Escola Municipal de Educação Infantil (Emeb) Dom Daniel Hostin e o Centro de Educação Mundo Encantado.
Cada instituição tem no máximo 140 integrantes. A banda ou fanfarra tem o tempo limite de três minutos para se apresentar em frente ao palanque de autoridades. Neste sábado, as exibições iniciaram em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário, com dispersão no pátio do Supermercado Bistek.
Um misto de cores, cartazes, palavras de ordem e ritmo sincronizado embalaram este que foi o segundo desfile da programação em Lages. Temas como cultura, conhecimento, prevenção à violência, inclusão social, formação docente, cultura, educação ambiental e educação fiscal, e Olimpíadas, foram levados à Camões como proposta de reflexão. A divulgação de programas como o Mais Educação, do governo federal, e o Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar (PM), foram lembrados.
Espelhos da sociedade
O vice-prefeito Toni Duarte compôs o palanque de autoridades. “Este é um momento dedicado à reflexão a ser estendida também ao nosso dia a dia, com o dever de cidadão dentro do nosso país. O que vemos nas avenidas deve ser praticado no cotidiano. O sentimento de amor à nação deve ser contínuo, e é essencial repassar esses valores às pessoas, desde pequenas. É um processo de construção”, analisa. 
A secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto, estava presente. “A escola é a base de tudo. Metodologias pedagógicas que alicercem os estudantes devem ser aplicadas para que tenhamos mais protagonistas e agentes de transformação”, ressalta. “E já faço o convite à população para o desfile oficial no dia 7, a partir das 9h, na avenida Duque de Caxias”, frisa.
Para o gerente regional de Educação (Gered), Humberto Aloízio de Oliveira, o civismo, sustentabilidade, responsabilidade social, solidariedade e cooperação são algumas das bandeiras trabalhadas pelas escolas. O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, fala que despertar a cidadania deve ser um ato diário. O primeiro desfile da Semana da Pátria aconteceu na sexta-feira (2), na rua São Joaquim.
Desfile oficial na Duque
O desfile cívico oficial mais esperado está agendado para as 9h de quarta-feira (7), na avenida Duque de Caxias, com percurso iniciado na praça da Bandeira e dispersão em frente à concessionária Citröen. O palanque de autoridades civis e militares está montado no estacionamento da empresaFlex. Desfilarão Grupos de Escoteiros, Apae, Asdf, Adevips, Assesp e Lions, EEB Armando Ramos de Carvalho, EEB Ilza Amaral, Emeb Fausta Rath, Emeb Mutirão, Emeb Nossa Senhora da Penha, EEB Pinto Sombra, Emeb Nossa Senhora dos Prazeres, Emeb Aline Geovana Schimidt, EEB Professor Flordoardo Cabral, Emeb Santa Helena, Emeb Professor Antonio Joaquim Henriques, Grupos de Desbravadores, Grupo de Motociclistas Cavalos de Aço, PML/Defesa Civil, 2º RPM/6º BPM, Corpo de Bombeiros Militar e 1º Batalhão Ferroviário.
O Batalhão Ferroviário, com sua marcha milimetricamente ensaiada, tem nos pelotões traços de respeito e defesa ao país, com desfile em seus carros militares, armamentos, rostos pintados e camuflados. A Duque foi preparada para a data, para receber todos os participantes e o público, com tecidos postos de forma diferenciada no canteiro central ao longo da via, nas cores verde e amarela, além de bandeiras comemorativas aos 250 anos de Lages, celebrados no dia 22 de novembro de 2016.
Guarda das bandeiras no Calçadão
A Semana da Pátria foi aberta no dia 1º, em solenidade na praça João Costa, com acendimento do fogo simbólico da pátria, seguido do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e do município de Lages. As bandeiras permanecem sob guarda militar durante todo o dia, a partir das 9h, com arreamento às 17h. O ritual segue até o dia 7, com revezamento de escolas públicas e privadas e instituições.

Galeria Cao Ghiorzi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...