Nesta sexta-feira (26), entre às 8h e às 12h, foi desenvolvida uma série de serviços executados pela Defesa Civil e as Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos no bairro Beatriz, com auxílio de acadêmicos do curso de engenharia ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Foi realizada a limpeza do rio que corta essa região da cidade, além de encostas e barranco. Essa primeira etapa resultou no recolhimento de duas cargas de caçamba de lixo, numa iniciativa de prevenção à poluição e obstrução ao leito do rio Carahá, o que ocasiona, no caso de chuvas intensas, transbordamento e inundações.
A Secretaria de Infraestrutura cedeu máquina retroescavadeira, caminhões basculantes (caçambas) e mão de obra da Patrulha Urbana. A Secretaria de Meio Ambiente ofereceu sacos de lixo, luvas e fiscais que efetuaram blitz educativa nas residências, com orientação aos moradores sobre os malefícios da destinação incorreta dos resíduos - nessa área há recorrência de depósito de materiais inservíveis nos barrancos íngremes, às margens do rio.
Próxima etapa
Na segunda-feira (29) os trabalhos continuarão, com a abertura de uma galeria, executada pela Infraestrutura, e desassoreamento do rio. O secretário executivo da Defesa Civil, Jacques Alves, antecipa que o próximo bairro a receber as melhorias será o Ipiranga e a localidade de Salto Caveiras. “O apoio dos universitários da Udesc foi imprescindível, bem como dos estudantes do Projeto Ambiental Jr. Os jovens trabalharam muito com a gente”, reconhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário