quinta-feira, 14 de julho de 2016

Curso de piloto privado inicia no dia 23 de julho

“A vinda da Azul é fundamental para a formação da cultura aeronáutica em nossa cidade. Despertou a curiosidade em grande número de pessoas sobre as operações de voo. Sobretudo o interesse em relação à forma de pilotar uma aeronave grande.” Klaus Ramos Klinger
Toda pessoa conhece alguém que alimenta o desejo de infância de crescer e poder se tornar um piloto de avião. E quem deseja trabalhar literalmente nas nuvens, realizando um sonho de criança com seriedade, já pode ir se preparando. As aulas do curso de piloto privado começarão no dia 23 de julho. Estão abertas 15 vagas. A conclusão da prática e recebimento do brevê ocorrerão sob aprovação na prova teórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 
De acordo com a empresa ofertante do curso, Just Fly Escola de Aviação Civil, os preparativos para a prova teórica são realizados durante o curso teórico que tem duração de aproximadamente seis meses. Os encontros acontecerão aos sábados das 8h30min às 18h, na Just Fly, ao lado do aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo. 
O mínimo exigido para a conclusão da parte prática são 40 horas. São oferecidos pacotes promocionais para compra das horas de voo. A Just Fly oferece um programa intensivo para a conclusão em 40 dias, ou seja, uma hora de instrução prática por dia. O início ficará a critério do aluno e de sua disponibilidade financeira e objetivo, podendo ser realizada de forma paralela com a teoria ou após a sua conclusão. 
A instrução prática é individual, entre instrutor e aluno, para a qual não há necessidade de fechamento de turma, podendo ser iniciada a qualquer momento. Os interessados em ingressar a segunda turma do ano devem entrar em contato pelo número (49) 3229-0032 ou preferencialmente pelo WhatsApp - 9957-6844.

Aulas com aeronave Piper Cherokee
O curso contempla preparação direta à banca da Anac com diversos simulados. Está incluso todo o material didático das cinco matérias, apostilas e computador de voo. A fase teórica custa uma entrada mais quatro parcelas de R$ 400,00 mais R$ 100,00 de taxa de matrícula. A parte prática custa em média R$ 430,00 por hora. Para a parte prática é utilizado o Piper Cherokee, de fabricação norte-americana. É uma aeronave monomotora a pistão, de pequeno porte. 
Tanto para quem deseja seguir a carreira comercial, tendo a aviação como profissão, atuando como piloto de uma companhia aérea, táxi aéreo ou aviação executiva, como para quem deseja a aviação como hobby, o curso de piloto privado é o primeiro passo. A diferença é que após a conclusão do curso de piloto privado, os postulantes à carreira comercial irão prosseguir no curso de piloto comercial, que é um aperfeiçoamento como preparativo para o ingresso ao mercado de trabalho como piloto profissional. 
Já para quem deseja a aviação como hobby, o curso de piloto privado é o suficiente. Há pilotos formados em Lages voando em companhias aéreas e outros segmentos, como na aviação executiva e agrícola. Um dos casos é o do comandante Helder Martins, lageano que liderou o voo inaugural da Azul em Lages no dia 28 de junho.

Voos regulares instigam novos interessados pela carreira
A retomada da operação de uma companhia no aeroporto federal atrai interessados em seguir carreira como piloto. “A vinda da Azul é fundamental para a formação da cultura aeronáutica em nossa cidade. Despertou a curiosidade em grande número de pessoas sobre as operações de voo. Sobretudo o interesse em relação à forma de pilotar uma aeronave grande”, analisa o gestor de Operações Aeroportuárias do aeroporto federal, comandante Klaus Ramos Klinger.

Dez alunos se formarão na primeira turma de 2016
Está prestes a ser concluída a primeira turma de pilotos deste ano. A previsão é a formação de dez alunos. O encerramento acontecerá no dia 27. A banca é realizada após a conclusão do curso e a cidade pode ser escolhida pelo aluno. Atualmente é possível a realização da banca em Porto Alegre ou Curitiba, por serem mais próximas da região serrana. 
Após a conclusão prática, o aluno passa por uma avaliação de voo, em que um examinador credenciado pela Anac irá examinar as manobras aprendidas pelo aluno. Se aprovado, a Anac expede a licença de piloto privado e o recém-formado pode fazer voos privados sem remuneração, e caso deseje seguir a carreira como piloto profissional, poderá iniciar o curso de piloto comercial.

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