Lages inteira se mobiliza durante a Festa Nacional do Pinhão, evento que impulsiona uma cadeia formada por 52 segmentos econômicos, compreendendo gastos e investimentos por parte de visitantes e turistas com hospedagens, restaurantes, lanchonetes, bares, entre outras opções para alimentação, além de eventos paralelos, shows, postos de combustível, compra de vestuário e souvenirs e passeios em pontos turísticos da Serra. O impacto econômico para Lages, durante a 28ª edição, de 20 a 29 de maio, esteve previsto em R$ 20 milhões.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comemora o fluxo de comercialização, já que em relação ao ano passado, no mesmo período, o incremento sobre as vendas chegou a 12% durante os dez dias. Os artigos de confecção de inverno lideraram os produtos que mais saíram, como blusas, casacos longos de lã, gorros, luvas e cachecóis. Dentro do parque de exposições Conta Dinheiro funcionou, nos dez dias, o Shopinhão, dedicado a empresas locais e de fora de Lages, uma iniciativa da Associação Empresarial de Lages (Acil).
O diretor executivo da CDL, Jhonathan Roberto da Silva, explica que a CDL está voltada ao atendimento com suporte de produtos e serviços ao Microempreendedor Individual (MEI), indústria de qualquer porte, profissional liberal, prestador de serviço e demais segmentos, embora sua espinha dorsal seja o varejo. “Acreditamos que o acréscimo não foi maior que 12% porque houve chuva no primeiro fim de semana da festa”, analisa Jhonathan, enfatizando que a pesquisa da CDL não está segmentada em questão de valores financeiros recebidos pelos estabelecimentos comerciais, mas sim, ao número de vendas. “O resultado percentual foi satisfatório”, descreve.
Segundo ele, o frio “aqueceu” as vendas. “É o clima a nosso favor. A Festa do Pinhão atrai milhares de turistas e as atitudes do próprio consumidor contribuíram para o sucesso, pois estavam segurando seu dinheiro no bolso até então, e um evento assim incentiva novas aquisições”, enfatiza. Embora a recessão econômica ainda faça parte das principais pautas, em Lages as vendas aumentaram. “Promovemos uma campanha institucional à época do Dia das Mães e da Festa do Pinhão e algumas empresas realizaram promoções, a exemplo do Lages Garden Shopping”, define.
Pesquisas
A CDL elabora dois tipos de pesquisa: uma relacionada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em que as pessoas utilizam crediário (parcelamento) e cheques (nestes dois perfis estariam os moradores de Lages), e a outra diz respeito ao público que compra à vista (estes seriam os turistas). “Realizamos a pesquisa de aumento pertinente aos dados de SPC e entramos em contato pelo menos com uma parte dos empresários de cada segmento, questionando a expectativa de vendas em relação a 2015”, esclarece.
Agora, representantes da CDL, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do núcleo do Centro, se reunirão às 10h30min de segunda-feira (6), na CDL, para tratar sobre alternativas para a campanha do inverno 2016. “Ao passar o Dia dos Namorados, a próxima data específica comemorativa será somente em agosto, no Dia dos Pais. Portanto, iremos discutir formas de manter os turistas em Lages durante a estação fria e instigar o consumidor local a sair de casa e ir para o comércio”, conclui.
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