Temperatura negativa para os próximos dias em SC !
Para o período de 10 a 13/06 permanece a condição de frio intenso, com baixas temperaturas em Santa Catarina. A massa de ar polar domina o Sul do Brasil, e ganha reforço entre os dias (11 e 12/06) declinando ainda mais as temperaturas. As madrugadas do final de semana (11 e 12/06) serão as mais frias do período, com temperatura abaixo de zero nas áreas altas do Estado, na madrugada e amanhecer, ficando entre -6 e -8ºC (negativos) nas áreas mais altas do Planalto.
Condição de neve, entre a noite de sexta-feira (10/06) e madrugada de sábado (11/06), nas áreas mais altas do Planalto Sul. Condição degeada de 10 a 13/10 generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral.
No final de sexta-feira (10/06) e no sábado (11/06) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado.
A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário