sexta-feira, 10 de junho de 2016

Alunos do CEIM Caic NSP demonstram criatividade em devolutiva de trabalhos

Alunos do Caic demonstram criatividade em devolutiva de trabalhos

Os corredores do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, estiveram repletos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim), anexo à instituição.


 A devolutiva foi aberta à visitação dos pais e comunidade, nesta sexta-feira (10), para que pudessem conferir de perto o que foi executado em sala no primeiro semestre.
No total são 260 alunos divididos em 11 turmas. Conforme a diretora do Ceim, Eliane Silveira Beneveni, o tema central da devolutiva foi “A feira da inovação”, com o objetivo de proporcionar às crianças terem contato com atividades diferentes no seu dia a dia. 

A equipe de professoras usou da criatividade para que todas as turmas apresentassem temas diferentes. Cada trabalho foi elaborado com a participação dos alunos, mesmo os menores, para que desde cedo tenham noções de educação ambiental, regras de trânsito, obras de arte, cores, texturas e coordenação motora.
Brinquedos e outros objetos feitos com materiais recicláveis foram o ponto forte da exposição. A participação dos pais foi fundamental para a elaboração. “Temos muitas famílias que trabalham com a reciclagem e contribuíram na confecção dos brinquedos dos seus filhos, criando coisas maravilhosas”, diz Eliane. 

A professora Rosimeri de Oliveira, do Pré I, usou a reciclagem através das formas e cores, enfatizando bastante a forma correta da separação do lixo. “É importante passar esses princípios para as crianças, que vão levar para a vida toda,e compartilharão com a própria família”, comenta.
Na turma da professora do Maternal II, Thays de Oliveira, as obras de arte tiveram também seu papel educativo. Com o tema “Arte por toda parte”, os alunos fizeram uma releitura da obra “O Abraço”, de Romero Brito, usando formas, texturas e cores, sempre muito marcantes no trabalho do artista. Através da música, mais especificamente a composição “Aquarela”, de Toquinho, formou-se uma colcha de retalhos. 

Cada porção continha um verso da canção, escrita pelos próprios alunos na colcha. “Os cinco sentidos também foram estimulados com atividades realizadas enquanto os alunos permaneciam com os olhos vendados. Eles adoram”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...