Por requerimento do vereador Mushue Hampel, a equipe da Secretaria de Turismo participou de em uma sessão especial na Câmara, na noite desta quinta-feira (19). O secretário Flávio Agustini abordou cada item relacionado a informações turísticas e ao receptivo, situação atual da rede hoteleira, turismo rural, hospedagem alternativa, motéis, restaurantes, agências de viagens, entre outros. “Para que Lages se torne um destino turístico, temos que tratar o setor como prioridade e para isso é preciso dispor de ferramentas modernas de comunicação e localização”, afirma.
No relatório está o planejamento e políticas públicas com itens como o Seminário de Planejamento Turístico, interno da secretaria; Lei do Fundo Municipal; organização e articulação do Conselho Municipal; criação do grupo regional de turismo, hoje Conserra e Forsetur; participações do Conselho de Cultura do Município e do Conselho do Meio Ambiente (Condema); participação na criação da Lei Complementar nº 452 de 25 de março de 2015, que reduz ISQN de 5% para 2% para realização de eventos; levantamento da Coxilha Rica para desenvolvimento do Roteiro Turístico, entre outros. “Queremos fortalecer cada segmento e a Serra como um todo para que consigamos fazer do turismo um fator de desenvolvimento econômico regional”, diz Flávio.
De acordo com Hampel, líder do governo e proponente da sessão, a Secretaria de Turismo inovou nesta gestão. “A cidade precisa de eventos que levem o nome de Lages às demais regiões do Estado e do país. Prova disso é o reconhecimento do Natal Felicidade”, destaca. Além de Hampel, somente os vereadores Luiz Marin e Juliano Polese acompanharam a sessão especial e enalteceram a importância da secretaria com elogios a cada trabalho executado. “Parabenizo o proponente desta sessão, que é de grande importância, bem como a explanação do secretário Flávio. Reconhecemos todo o esforço e vontade do secretário e equipe para o fomento do setor”, afirma Juliano.
Entre os projetos da secretaria, destacam-se a Feira de Produtos Artesanais dos Campos de Altitude da Serra Catarinense; Mostra Cultural da Serra Catarinense e Natal Felicidade com estruturação do projeto, desenvolvimento da programação cultural, formatação de estratégia para captação de recursos.
Outra ponto que merece destaque é a parceria com empresas, entidades e associações como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) e Lages Garden Shopping para a criação da Loja Serra Artesanal, com a participação da Consultora Rosana Fuhrmann, profissional que possui experiência internacional em desenvolvimento de produtos com resgate da cultura local. A loja será inaugurada às 17h desta sexta-feira (20).
Nenhum comentário:
Postar um comentário