Preocupados com a necessidade da constante atualização dos profissionais que atuam no setor, a rede municipal de ensino oferece todos os anos cursos de aperfeiçoamento continuado, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação. A partir desta semana é a vez dos professores da educação infantil participarem das palestras. Até o dia 19 de maio os profissionais estarão divididos em turmas para comparecemaos cursos ministrados na Secretaria de Educação, no bairro Petrópolis.
A educação continuada é uma prática na qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades,assim como obter melhor visão da realidade em que estão inseridos. Nos cursos, vários temas pertinentes ao dia a dia dos professores são abordados. A palestrante e também gestora do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Maria de Castro Arruda, Márcia BurlaniRegianini, falou sobre os desafios da profissão e o “ser professor”, trazendo a literatura como base. Ela ministrou palestras nos dois primeiros dias de encontros, nesta segunda (25) e terça-feira (26).
Para ela, nos tempos modernos e frente à turbulência das novas gerações, é fundamental resgatar emoções que as crianças estão perdendo devido à predominância da tecnologia.“Eles passam a maioria do tempo em frente aos computadores, celulares e tablets e recebem as informações prontas, sem a necessidade de estimular o raciocínio e a criatividade. Resgatar as histórias infantis, as cantigas de roda,são importantes para despertar o imaginário e as fantasias, tão férteis na infância. Hoje eles são muito egocêntricos, as famílias estão cada vez menores e as crianças têm tudo o que querem. É nosso papel formar cidadãos responsáveis e preparados para o futuro”, argumenta.
Para os professores, usar as ferramentas necessárias para chegar a esse objetivo e passar pelos desafios não é tarefa fácil. A dica da professora Marcia é manter-se atualizado. “Temos que estudar muito, e quanto menor a criança, mais precisamos sabertrabalhar com ela, de forma diferenciada, buscando conhecimentos sobre o desenvolvimento do ser humano, da psicologia e áreas afins. Através das atividades lúdicas é possível desenvolver as capacidades motoras e psicossociais dos pequenos”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário