segunda-feira, 14 de março de 2016

Praça do CEU está mais colorida com obras de artes

Praça do CEU está mais colorida com obras de artes
Prestes a ser entregue à comunidade, o Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como praça do CEU, localizado em um terreno ao lado do ginásio Jones Minosso, ganhou novos ares pelas mãos do artista plástico lageano Anderson da Costa. Quem passa pelo local já sente a diferença. As paredes coloridas e desenhos parecem convidar a população para participar de alguma das atividades que serão oferecidas, seja no esporte, recreação ou no âmbito cultural.
A coordenadora Sirlei Bordin explica que a ideia surgiu pela proposta do projeto, que é oferecer cultura, arte e esporte. “Buscamos colocar desenhos que fossem conectados com a função da praça, convidando as pessoas a conhecerem o espaço e participarem das ações”, comenta. Cada parede conta com alguma obra alusiva aos cursos que serão oferecidos, seja no teatro, na dança, esportes ou atividades com a terceira idade. Para a inauguração faltam alguns ajustes e a montagem do mobiliário.
Depois de duas semanas da produção das pinturas, notou-se uma diminuição nas ações de vandalismo que ocorriam no local, o que trazia prejuízos ao município e atraso nas obras. “O prefeito Elizeu Mattos nos solicitou que a praça seja inaugurada o mais rápido possível. Estamos tomando as providências necessárias”, afirma Sirlei.
Anderson da Costa, que fez os desenhos, diz que foram necessárias algumas semanas de estudo para verificar o que se adequaria ao visual da praça, com intuito de ser mais despojado e divertido. Ele, além de artista, é professor da rede municipal de ensino e já realizou trabalhos parecidos em outras instituições, como o Caic Irmã Dulce, onde leciona. Na praça do CEU estará envolvido nos projetos culturais e dará aulas de street dance. “Procuro envolver os alunos nos meus trabalhos, pois é muito importante incentivá-los a gostarem da arte”, comenta.

Estrutura
O espaço conta com três mil metros quadrados onde estão localizados dois edifícios multiuso dispostos numa praça de esporte e lazer; uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com dois mil volumes; laboratório de informática; telecentro; cine teatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

Atendimento à comunidade
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, com agendamento para eventos e atividades também nos fins de semana. A gestão será compartilhada entre as Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Fundação Cultural de Lages (FCL).

Cursos e recreação
Serão desenvolvidas atividades recreativas, esportivas e culturais voltadas à qualidade de vida da população. Dentre os programas, muitos estão vinculados à assistência social e projetos voltados à terceira idade, como o Envelhecer com Saúde, Vida Ativa, Tarde de Integração e escolinhas de futsal para crianças a partir de 7 anos de idade. Projetos como cursos de balé infantil, zumba, capoeira e violão também integram o cronograma. Alguns terão início imediato, outros serão implantados mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...