O olhar do cineasta Fernando Leão sobre a cultura e as particularidades dos moradores da Serra catarinense e do Sertão Potiguar, no Rio Grande do Norte, vai ser lançado em DVD neste sábado (19) em Lages. O evento, apoiado pela Fundação Cultural de Lages (FCL), ocorre no auditório da instituição, a partir das 19h.O longa-metragem Da Serra ao Seridó – Vivências em um Brasil de Contrastes, apresenta as semelhanças entre duas localidades geograficamente distantes, mas muito próximas pelas tradições e costumes de seus povos.
Lages, no interior de Santa Catarina, fica a quase 3,5 mil quilômetros da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A distância que as separa não é empecilho para que populações com vivências tão contrastantes sejam cheias de semelhanças.Seja um tropeiro serrano e um vaqueiro do sertão, sejamos artistas que pintam as paisagens de cada local, ou as benzedeiras e curandeiras, cada personagem retratado no longa-metragemcarrega consigo parte das histórias que contribuíram para a construção cultural de suas regiões.
O cineasta diz que é importante que os espectadores conheçam as vivências desses personagens através de suas memórias. “Trabalho um documentário de memória, onde aquilo que a pessoa vive se torna latente, através de seus gestos, formas de se expressar e mais. É o momento de ouvir o outro e perceber o quanto nossas experiências são humanas e nossas riquezas estão contidas dentro de nós mesmos”, diz.
Produção
As gravações do material começaram a ser feitas em 2012 e a pós-produção começou em 2013, sendo finalizada no início de 2015. O primeiro local a receber a equipe para as filmagens foi o Seridó, em fevereiro de 2012. Em julho do mesmo ano os produtores estiveram na Serra catarinense.Após meses de trabalho, com um vasto material captado (foram 54 entrevistas gravadas), a equipe de pós-produção enfrentou uma difícil tarefa: selecionar os melhores depoimentos e transformar as imagens brutas em um sensível filme que traduz a essência destes povos.
A ideia original do projeto era produzir um curta-metragem, mas com a quantidade de material captado, o curta virou um longa. “Conseguimos trazer para o filme pontos que retratam as semelhanças, como a arte das paisagens locais, os curandeiros e as histórias das pessoas; e o contraste, como o clima tão diferente”, analisa Fernando Leão.
Das 54 entrevistas captadas, 14 entraram na montagem final do filme, que tem 90 minutos de duração. A pré-estreia aconteceu na terra natal do cineasta, Lages, no dia 9 de maio de 2015, no Cine Marrocos. O filme teve exibições também nas cidades do Seridó potiguar onde a obra foi rodada.O longa-metragem é dirigido por Fernando e contou com o suporte do historiador Lourival Andrade Jr., que é professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Lançamento do DVD
Quando: sábado, 19 de março
Horário: 19h
Onde: Fundação Cultural de Lages, na rua Benjamin Constant, 141, Centro
Preço do DVD: R$ 30,00
Trailer disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6rTajR4h4O8
Nenhum comentário:
Postar um comentário