domingo, 20 de março de 2016

Lages terá moradias construiías em projeto audacioso


O prefeito Elizeu Mattos e o secretário de Habitação, Caetano Palma Neto, inauguraram a fábrica de tijolos ecológicos a partir do reaproveitamento de materiais e entulhos na tarde da última sexta-feira (18), lançando um projeto pioneiro para otimizar a construção de casas populares para famílias sob vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa consiste na fabricação de tijolos utilizando resíduos descartáveis provenientes da coleta seletiva, como vidro na transformação em fibra, e materiais oriundos da produção de biomassa, além de garrafas PET, restos de madeira, lodo, metal e concreto moído.
O barracão foi locado pelo município e está situado na rua Graça Aranha, 362, bairro Caravágio, onde estão instaladas prensas, entre elas, a do modelo poedeira e máquinas destorroadeira e trituradora, com funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 19h. A produção iniciará na segunda (21), pelos próprios funcionários de rua da secretaria, de seis a dez operários. Será possível a fabricação de até quatro mil blocos de tijolos ecológicos. A Associação Cultural Matakiterani emprestou as três máquinas. A prensa principal, segundo a articuladora comunitária Daniela Carneiro, está em comodato com a organização não governamental (ONG) Moradia e Cidadania, dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF).
O secretário Caetano apresentou os modelos de placa de solo-cimento a partir de terra e a placa cimentícia, com grinfa de pinheiro araucária em seu interior, borras de PET, tijolos à base de papel e tecido e modulares, com encaixe, entre outros produtos de sustentabilidade. Entre os primeiros parceiros estão a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), que doará lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA), a Polícia Militar Ambiental com 22 metros cúbicos de madeira doados e a Secretaria de Meio Ambiente que destinou vasilhames recolhidos a partir do projeto Balada Solidária, transformados em fibra de vidro.
Pela segunda vez Lages será contemplada com um projeto inovador e inédito no segmento habitacional. Em 4 de fevereiro de 1978, na gestão de Dirceu Carneiro, a partir de parcerias e orçamento participativo, foi criado, tijolo por tijolo, com máquinas manuais, o bairro Habitação em Lages, servindo como modelo para o restante do Brasil e até para o exterior.
Um sonho acadêmico antigo
O projeto atual foi desenvolvido pelo secretário de Habitação, Caetano Palma Neto, durante a sua graduação em engenharia civil na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). “Se estou onde estou é porque a prefeitura, através da contribuição da comunidade, custeou a minha graduação. Nada mais justo do que devolver o benefício em forma de trabalho e inovação a favor da população”, salienta Caetano, bastante emocionado durante a solenidade. O produto final já é normatizado pelos órgãos nacionais que regulamentam a construção civil, tendo passado por todos os testes de avaliação e resistência.
Os tijolos serão interligados por uma argamassa especial que não causa impacto ao meio ambiente, à base de isopor. “Esta nova tecnologia reduzirá custos e incentivará a sustentabilidade, pois transformaremos materiais descartáveis em moradias seguras, minimizando os impactos ao meio ambiente”, ressalta Caetano. As primeiras seis casas serão construídas no bairro Cruz de Malta em uma área com 900 metros quadrados, adquirida pela prefeitura. Cada um terá 42 metros quadrados e custará aproximadamente R$ 6 mil. O prazo de conclusão é de 30 dias.
Para se ter ideia da diferença de preço e tempo para construir, uma casa de madeira com as mesmas dimensões está avaliada em R$ 20 mil e demora cerca de dois meses para ficar pronta. “Nós precisamos de mais professores assim, para superarmos este momento de recessão econômica com criatividade e inovação. Tentar fazer mais com menos. Quando inaugurarmos a primeira casa será uma alegria e poderemos ser referência para as demais cidades brasileiras”, conclui o prefeito Elizeu Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...