quarta-feira, 9 de março de 2016

LAGES DECLARA GUERRA CONTRA A DENGUE



Cerca de 170 diretores e auxiliares de direção de Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) participaram de palestra sobre o programa municipal de combate àdengue promovido pelas Secretarias de Saúde e de Educação. A palestra foi ministrada pelo coordenador dos agentes da dengue, Márcio Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).
A secretária de Saúde, Rose Possato, destaca o fato de o Programa da Dengue, desenvolvido em Lages, ser referência em Santa Catarina. “Esse reconhecimento foi confirmado através de supervisões da Divisão Epidemiológica do Estado”, afirma.Segundo a secretária de Educação, Marimilia Coelho, a parceria das duas secretarias tem por objetivo desenvolver trabalho de prevenção a partir das unidades escolares.
Primeiro está havendo a troca de informações básicas sobre o problema, e num segundo momento os diretores trabalharão o assunto com os professores e estudantes. “Na próxima semanahaverá mobilização escolar, desencadeando-se, a partir daí, campanha de prevenção. O combate ao mosquito da dengue também passa pela educação”, ressalta.
Acoordenadora do setor de Educação Infantil da rede municipal de ensino, Andréa Bortoluzzi, relata que a campanha já está sendo desenvolvida nos Ceims, onde crianças e equipe de educadores fazem vistorias na própria unidade educacional. “Em alguns Ceims se desenvolvem atividades lúdicas e práticas, como a verificação da existência ou não de recipientes nos quais a larva do mosquito possa se desenvolver”, comenta Andréa.

Sobre a palestra
A palestra ministrada aos diretores da rede municipal de ensino girou em torno do Programa Nacional de Combate à Dengue com foco no trabalho realizado a nível municipal. Foram feitas considerações gerais sobre a dengue e a febre chikungunya, doença típica de áreas tropicais e subtropicais causada por arbovírus(arbovírus são vírus que podem ser transmitidos ao homem por vetores artrópodes, como o Aedes aegypti). No caso do continente Americano, o hospedeiro do vírus é o homem. Já na Ásia, além do homem o macaco também é hospedeiro.
O palestrante Márcio Rodrigues também falou sobre o modo de transmissão da doença, o tratamento, a entomologia do mosquito e discorreu a respeito de como o programa está organizado em Lages.Como exemplo básico de ações práticas de combate ao mosquito da dengue, Márcio informa que já foram instaladas 600 armadilhas no perímetro urbano e feitas visitas periódicas a 250 pontos estratégicos que podem servir de criatório do Aedes aegypti, entre os quais borracharias, ferros-velhos e cemitérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...