Descentralizar as secretarias municipais, levar até a comunidade serviços essenciais e aproximar o poder executivo do cidadão.Estessão objetivos da Força-Tarefa Lages Cidadã, uma marca da atual administração. Depois de ter passado por várias regiões da cidade, atendendo quase todos os bairros, inclusive algumas comunidades do interior, a nona edição do evento chega ao Santa Helena e a população no seu entorno. A expectativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas sejam atendidas neste sábado (12), das 9h às 17h.
A concentração será na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, onde serão montados estandes com praticamente todas as secretarias e entidades parceiras. Segundo o prefeito Elizeu Mattos, a Força-Tarefa terá continuidade ao longo do ano, com planejamento para que aconteçam ao menos mais quatro edições em regiões estratégicas da cidade. O evento mobiliza em média 350 servidores da prefeitura e acontece normalmente a cada 60 dias.
O Santa Helena é um dos bairros mais populosos da cidade, englobando também a região do Copacabana e Triângulo nesta ação. “Nossa meta é auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destaca a secretária-executiva de Assuntos Comunitários e coordenadora do evento, Mauren Santos. Além dos atendimentos das secretarias municipais, serviços de ponta são realizados antecipadamente no bairro.
Entre os trabalhos que antecedem o dia da Força-Tarefa estão manutenção das ruas, limpeza, recuperação da sinalização de trânsito, da iluminação pública e abrigos de ônibus, coleta seletiva, arborização de ruas e avenidas, entre outros executados pelas Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente. “Cerca de uma semana antes do evento as equipes já estão nos bairros realizando esses serviços e só saem da região quando tudo estiver concluído”, afirma Mauren.
Crianças tem espaço garantido
Entidades parceiras levarão atividades voltadas aos mais jovens. O Serviço Social do Comércio (Sesc) está responsável pela parte recreativa direcionada às crianças, como camas elásticas, piscina de bolinhas, pernas de pau e outras brincadeiras. A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina montará uma escolinha de trânsito com pista simulada, carrinhos, semáforos e bicicletas.
A Polícia Militar distribuirá materiais informativos com foco no combate às drogas e a violência contra crianças e adolescentes, disponibilizará cavalos para que os pequenos possam passear e fará apresentações com cachorros treinados. OCorpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental levarão atividades como tirolesa, alerta vermelho e entrega de materiais sobre o meio ambiente e crimes ambientais.
Secretarias participantes
- Agricultura: distribuição de mudas hortifrutigranjeiras, árvores nativas e confecção de uma horta familiar mediante sorteio entre os inscritos
- Águas e Saneamento (Semasa): balcão de atendimento
- Assistência Social: cortes de cabelo; manicures; orientações sobre o Bolsa-Família; Conselho Tutelar; Conselho do Idoso; plantão do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), atividades para a terceira idade e cosmetologia
- Balcão Cidadão:confecção de Carteiras de Identidade; CPF e Carteira de Trabalho
- Segurança e Patrimônio: Agentes de Trânsito farão distribuição de material e orientações sobre segurança
- Samt: oficinas de artesanato com material reciclável; bazar de artesanato
- Educação e Fundação Municipal de Esportes (FME): apresentação de corais; Rua do Lazer; atividades esportivas; apresentações de fanfarras; jogos de futebol entre lideranças de bairros e secretários municipais
- Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: cadastros no Banco do Emprego e no programa EmpreenderLages
- Fundação Cultural: apresentações culturais
- Habitação: balcão de atendimento, orientações e cadastros
- Infraestrutura: recuperação e cascalhamento de ruas; limpeza e desassoreamento dos cursos de água
- Meio Ambiente e Serviços Públicos: limpeza de bueiros; roçadas; podas de árvores; pintura de meios-fios; coleta seletiva; recuperação de abrigos de ônibus e da iluminação pública; colocação de placas indicativas de ruas; colocação e recuperação da sinalização de trânsito; arborização de avenida; escolha de uma residência para ajardinar (mediante sorteio)
- Procon: orientações sobre direitos do cidadão e consumidores
- Procuradoria-Geral do Município: orientações jurídicas
- Saúde: Cartão SUS; exames preventivos; atendimentos odontológicos; campanha de vacinação; vacina HPV; orientações sobre Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica; distribuição de material educativo das ações da secretaria; avaliação nutricional e orientações sobre atividades físicas; Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com microchipagem de cães
Nenhum comentário:
Postar um comentário