segunda-feira, 7 de março de 2016

Consórcios e Amures Município encaminha projeto de doação de terreno nos próximos dias

Município encaminha projeto de doação de terreno nos próximos dias

Ao prefeito Elizeu Mattos foi apresentado, na tarde desta segunda-feira (7), o projeto executivo de construção e ocupação de área com dez mil metros quadrados já acordada com a administração municipal para a edificação da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amures), que terá 1.010 metros quadrados, além da nova sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama).
O terreno, localizado no loteamento Morada do Sol, próximo ao Lages Garden Shopping e ao aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, pertence ao município e está em processo de doação aos Consórcios e à Amures. O Projeto de Lei para doação definitiva será enviado nos próximos dias à Câmara de Vereadores. Embora 2016 seja ano eleitoral, os procedimentos estão dentro dos prazos.
Já há um decreto de permissão de uso da área territorial por parte da Amures. A administração municipal havia condicionado o encaminhamento do projeto de doação à entrega do projeto executivo de construção e ocupação da área, além de vistas ao encaminhamento para captação de recursos para a construção. “Essa etapa já foi cumprida. A prefeitura está finalizando o memorial descritivo do terreno através da Secretaria de Planejamento”, antecipa o prefeito Elizeu. A planta de construção também está encaminhada.
Elizeu Mattos recebeu em seu gabinete o presidente da Amures, prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, prefeito de Campo Belo do Sul, padre Edilson José de Souza; a coordenadora do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), Nalú Terezinha Júlio, e a secretária-executiva da Associação, Iraci Vieira de Souza.
Ademar de Bona Sartor recorda que o Consórcio de Saúde, transferido recentemente para um imóvel na rua Nossa Senhora dos Prazeres, continua em área central restrita à mobilidade intensa de pacientes e veículos de outros municípios da Serra e até de outras regiões do Estado. “Com o apoio do prefeito Elizeu, iremos concretizar esse sonho (ter a sede própria) para melhor atender a população”, sintetiza.
Já padre Edilson enfatiza que hoje foi vencida mais uma fase de fundamental importância nesse trâmite. “Assim poderemos dar sequência ao processo, que é buscar recursos financeiros para a construção das sedes. Sem a escritura do terreno em mãos isso não seria possível”, frisa, informando que a deputada federal Carmen Zanotto sinalizou interesse em destinar recursos através de emenda parlamentar. O grupo buscará emendas parlamentares de outros deputados e recursos junto ao governo do Estado.

CIS: referência regional
O Consórcio de Saúde se destaca no atendimento diário de pacientes de 24 municípios da região serrana e redondezas em busca de assistência médica. São oferecidas as especialidades acupuntura, angiologia, cardiologia, cirurgia geral e pediátrica, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, hematologia, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia, terapia ocupacional, urologia e quiropraxia. Em torno de 800 pessoas são recebidas por dia.
O Consórcio é uma parceria entre os municípios que integram a Amures. Funciona desde 1997 para realizar ações e compras conjuntas, buscando reduzir custos na aquisição dos serviços especializados que o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza na região. O objetivo é organizar os serviços já existentes e contratar, de acordo com as necessidades de cada município, os serviços especializados a fim de que todos os pacientes do SUS tenham acesso e o município possa comprar por menores custos. Quem paga os serviços realizados através do Consórcio é a prefeitura de cada cidade, através do Fundo Municipal de Saúde, enviado pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...